
20 clubes da Série A e B decidem não participar de eleição da CBF: ‘Discordarmos do processo vigente’, diz nota
Insatisfeitas com sistema eleitoral, equipes vão se ausentar do pleito como forma de protesto
Conheça goleiro brasileiro convocado para Itália, que passou pelo São Paulo e jogou com Endrick no PalmeirasRenato Bellucci, de 17 anos, ajudou a seleção italiana sub-19 a se classificar para a Eurocopa
Com passagens na seleção italiana sub-17, sub-18 e, agora, convocado para a sub-19, o goleiro brasileiro Renato Bellucci é uma das promessas do futebol mundial na posição. Aos 17 anos, o atleta começou nas categorias de base do Palmeiras, passou pelo São Paulo e joga na Roma, da Itália, desde 2022.
Renato começou no Palmeiras e por lá jogou junto do atacante Endrick. Os dois, inclusive, foram campeões do Campeonato Paulista sub-11 em 2017, após vencer o Santos por 1 a 0, no Allianz Parque. O atual camisa nove palmeirense marcou o gol da vitória, enquanto o goleiro ficou apenas no banco de reservas na decisão.
Dois anos depois, Renato foi novamente campeão do Campeonato Paulista, desta vez na categoria sub-13 e pelo São Paulo. Nesta edição, o goleiro sofreu 18 gols em 20 jogos, eliminou o seu ex-clube na semifinal e foi eleito o melhor da competição, mas no ano seguinte acabou precisando se mudar para a Itália.
Em 2020, sua família decidiu se mudar para a Itália por uma proposta de trabalho e Renato começou a receber convites de diversos clubes italianos. Atualmente, o jogador integra o elenco sub-19 da Roma, mas, apesar da pouca idade, já teve a oportunidade de treinar com o elenco principal, quando o português José Mourinho era o comandante.
No time italiano, Renato já conquistou a Supertaça Itália Primavera em 2023/24. Sua descendência italiana possibilitou a sua convocação para a seleção local. O goleiro da Roma foi importante para a classificação da Itália à Eurocopa da categoria, com atuações seguras nas três vitórias nas eliminatórias.
— Estou muito feliz com a vaga conquistada para o Europeu Sub-19 2024. Foi especial ter ajudado a equipe a vencer esses 3 jogos. Agora vou seguir trabalhando forte para melhorar e tentar buscar realizar o sonho de participar dessa grande competição. Forza Azurra! — disse Renato após a classificação da Itália para a Eurocopa sub-19.
Insatisfeitas com sistema eleitoral, equipes vão se ausentar do pleito como forma de protesto
Thiago Monteiro completa o trio de brasileiros classificados ao torneio e disputará com o tcheco Vit Koprikova a partida da primeira rodada
Cerimônia de abertura ocorre a partir das 14h, na Escola Parque Anísio Teixeira, em Ceilândia
Programa custeia deslocamento dos esportistas para disputas no Brasil e no exterior; mais de 20 mil pessoas foram atendidas desde 2019 nas mais diversas modalidades