
Copa do Brasil Feminina 2025: veja os confrontos da primeira fase
Após hiato de 9 anos, competição retorna no próximo dia 21 de maio
Time é o quinto colocado, brigando por uma vaga na próxima edição da Conference League
Fundado em 1921, o Santa Clara, clube dos Açores de Portugal, que tem o terceiro menor orçamento da liga do país, vem chamando a atenção por figurar entre os primeiros colocados (quinto colocado, com 38 pontos) após conquistar o título da segunda divisão portuguesa. Nos duelos contra dois dos grandes do país, conseguiu um feito raro: empatar com o Porto e vencer Sporting. Uma das apostas do Santa Clara é em jogadores brasileiros, tendo, no atual elenco, 15 atletas.
Outro ponto que desperta interesse é o sistema defensivo da equipe. Na temporada atual, sofreu apenas 23 gols na liga. Em 2023/24, na conquista da segunda divisão, sofreu 19 gols em 34 jogos e teve uma média de 0,6 gol sofrido. O objetivo do Santa Clara é se estabelecer no futebol português como uma equipe emergente e participar, recorrentemente, de competições europeias.
O artilheiro da equipe é o brasileiro Vinícius Lopes, de 25 anos. O atacante, que foi revelado pelo Goiás, tem sete gols e uma assistência em 20 partidas. Outro com boas atuações é o goleiro Gabriel Batista, que surgiu no Flamengo e foi vendido pelo clube carioca em agosto de 2022.
A estreia do Santa Clara na primeira liga de Portugal foi na temporada 1998/1999. Um ano após o acesso, o clube voltou à segunda divisão. Depois do rebaixamento, o time conquistou o título da segunda divisão pela primeira vez (temporada 2000/2001) e retornou à elite nacional.
Em 2002, com a participação na Taça Intertoto da Uefa, se tornou o primeiro clube dos Açores a disputar uma competição europeia. Na temporada 2021/22, o time participou de outra competição internacional, quando disputou a Conference League, sendo eliminado nos playoffs.
Após hiato de 9 anos, competição retorna no próximo dia 21 de maio
Jogos serão entre Flamengo e Real Brasília e Juventude e Internacional
Anúncio foi feito nesta quarta-feira (7), pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino; decisão reforça vocação da cidade para ser a casa da Seleção Brasileira
Arrascaeta marcou o gol rubro-negro logo no início, e Verón deixou tudo igual para os donos da casa na segunda etapa: 1 a 1