
GDF investe R$ 4 milhões por ano no programa Bolsa Atleta
Iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer garante condições de treinamento e participação em competições oficiais a atletas e paratletas do Distrito Federal
Time é o quinto colocado, brigando por uma vaga na próxima edição da Conference League
Fundado em 1921, o Santa Clara, clube dos Açores de Portugal, que tem o terceiro menor orçamento da liga do país, vem chamando a atenção por figurar entre os primeiros colocados (quinto colocado, com 38 pontos) após conquistar o título da segunda divisão portuguesa. Nos duelos contra dois dos grandes do país, conseguiu um feito raro: empatar com o Porto e vencer Sporting. Uma das apostas do Santa Clara é em jogadores brasileiros, tendo, no atual elenco, 15 atletas.
Outro ponto que desperta interesse é o sistema defensivo da equipe. Na temporada atual, sofreu apenas 23 gols na liga. Em 2023/24, na conquista da segunda divisão, sofreu 19 gols em 34 jogos e teve uma média de 0,6 gol sofrido. O objetivo do Santa Clara é se estabelecer no futebol português como uma equipe emergente e participar, recorrentemente, de competições europeias.
O artilheiro da equipe é o brasileiro Vinícius Lopes, de 25 anos. O atacante, que foi revelado pelo Goiás, tem sete gols e uma assistência em 20 partidas. Outro com boas atuações é o goleiro Gabriel Batista, que surgiu no Flamengo e foi vendido pelo clube carioca em agosto de 2022.
A estreia do Santa Clara na primeira liga de Portugal foi na temporada 1998/1999. Um ano após o acesso, o clube voltou à segunda divisão. Depois do rebaixamento, o time conquistou o título da segunda divisão pela primeira vez (temporada 2000/2001) e retornou à elite nacional.
Em 2002, com a participação na Taça Intertoto da Uefa, se tornou o primeiro clube dos Açores a disputar uma competição europeia. Na temporada 2021/22, o time participou de outra competição internacional, quando disputou a Conference League, sendo eliminado nos playoffs.
Iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer garante condições de treinamento e participação em competições oficiais a atletas e paratletas do Distrito Federal
Pedro, Luiz Araújo e Plata marcaram os gols do triunfo por 3 a 0, no Nilton Santos. Clássico foi válido pela 28ª rodada do Brasileirão
Desfalcados, rivais se enfrentam em jogo da parte de cima da tabela no Nilton Santos
Duelo da 28ª rodada do Brasileirão será disputado nesta quarta-feira (15), às 19h30, no Nilton Santos