Brasília Agora
Brasília Agora


POLÍTICA

Conselho de Ética da Câmara arquiva processo de cassação de Janones por suposta rachadinha

5 de junho, 2024 / Por: Agência O Globo

Parlamentares aprovaram parecer do relator, deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que votou pelo arquivamente do caso

Conselho de Ética da Câmara arquiva processo de cassação de Janones por suposta rachadinha
Xingamentos, empurrão e gritaria marcam fim da sessão do Conselho de Ética — Foto: Reprodução

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o arquivamento do processo de cassação aberto contra o deputado federal André Janones (Avante-MG), acusado de um suposto esquema de “rachadinha” em seu gabinete. A representação contra Janones foi apresentada por parlamentares do PL.

O placar da votação desta quarta ficou em 12 a 5 pela aprovação do parecer do relator, deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que votou pelo arquivamento do pedido de cassação.

A representação contra Janones foi apresentada após dois ex-assessores do parlamentar afirmarem que ele cobrava funcionários lotados em seu gabinete na Câmara a repassar parte dos seus salários. O caso é investigado pela Polícia Federal.

Em entrevista ao Globo, Cefas Luiz Paulino e Fabrício Ferreira de Oliveira disseram que a prática envolvia até mesmo os valores recebidos como 13º e chegava a 60% dos vencimentos.

No parecer, Boulos alega que as acusações contra Janones são anteriores ao exercício do mandato dele, que se iniciou em 2023. Segundo o pré-candidato à prefeitura de São Paulo, as suspeitas já eram de conhecimento público desde 2022.

Nesta quarta, Boulos voltou a alegar que a discussão deve ser em torno do período em que o fato ocorreu.

— Nós não estamos aqui discutindo o mérito de rachadinha. Essa não é a discussão que o relatório faz e esse conselho está fazendo, essa é a discussão que a Justiça fará, e deve fazer — argumentou Boulos.

Janones também se defendeu aos seus colegas das acusações.

— Abri mão do meu sigilo bancário, não tenho casa de R$ 14 milhões, não tenho loja de chocolate, não tenho nenhum patrimônio, que reduziu desde 2022. Então não teve nenhuma prova material — afirmou¨.


BS20240605165537.1 – https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2024/06/05/conselho-de-etica-da-camara-arquiva-processo-de-cassacao-de-janones-por-suposta-rachadinha.ghtml