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Ação pedagógica distribui materiais a escolas públicas da região e busca ampliar os resultados do Programa Alfaletrando
Na segunda-feira (22), foi lançado o Plano Interventivo Pedagógico do Programa Alfaletrando na Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Taguatinga. O evento reuniu autoridades da Secretaria de Educação (SEEDF) e gestores das escolas públicas de anos iniciais do ensino fundamental das regiões de Taguatinga, Vicente Pires, Arniqueira e Areal. Todos receberam kits pedagógicos com materiais e jogos para apoiar a alfabetização.
Os kits beneficiarão cerca de 4 mil estudantes do primeiro e do segundo ano do ensino fundamental. Além disso, os profissionais da CRE acompanharão as escolas para auxiliar os professores na aplicação do programa. A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, elogiou a iniciativa da Regional de Ensino de Taguatinga, realizada no segundo ano do programa Alfaletrando nas Escolas.
“O material ficou de excelência, foi muito bem planejado por excelentes profissionais. Outras regionais de ensino podem se inspirar nele para criar outros e garantir que todos os nossos estudantes sejam alfabetizados na idade certa”, afirmou. A secretária acredita que o programa unifica o trabalho nas escolas e explica que o objetivo é garantir que a maioria das crianças esteja alfabetizada até o segundo ano.
A subsecretária de Educação Básica da SEEDF, Iêdes Braga, reforçou o papel da ludicidade na alfabetização nos primeiros anos e destacou a importância do trabalho em rede para o sucesso do programa. “O nosso programa Alfaletrando oferece a cada regional a chance de fortalecer esse trabalho. Com essa articulação, aumentamos muito as chances de alcançar melhores resultados na alfabetização”, disse.
Os kits são coloridos e interativos, e incluem jogos, desafios com o alfabeto, problemas matemáticos, formas geométricas e uso do dinheiro, entre outros
Os profissionais da CRE de Taguatinga trabalharam na criação dos kits pedagógicos do Alfaletrando, desenvolvendo materiais lúdicos voltados aos alunos do primeiro e do segundo ano, com ênfase em português e matemática. A articuladora do Programa da Regional de Taguatinga e uma das organizadoras do projeto, Brenda Bayer, explicou como surgiu a ideia. “O plano interventivo visa às fragilidades das turmas, identificadas na avaliação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)”, detalhou Brenda.
Os kits são coloridos e interativos, e incluem jogos, desafios com o alfabeto, problemas matemáticos, formas geométricas e uso do dinheiro, entre outros. Todos foram elaborados a partir das dificuldades apontadas nas avaliações. Além de promover a aprendizagem, o material busca estimular a ludicidade e a participação das crianças, reforçando a construção de laços de amizade em sala de aula e a importância do aprender brincando.
A coordenadora Regional de Ensino de Taguatinga, Daniela Freitas, ressaltou a relevância da ludicidade no processo de ensino. “Com a ludicidade, o resultado é mais eficaz. Até para o professor trabalhar com as crianças é melhor. Dentro de sala de aula, quando tem um jogo colorido, um ambiente mais agradável, o aprendizado vai ser mais tranquilo e mais fácil de acontecer”, destacou.
Durante a apresentação do plano, os gestores educacionais receberam orientações detalhadas sobre como utilizar os materiais em sala de aula, a metodologia adotada pelo programa e as formas de realizar as avaliações. Esses instrumentos são fundamentais para acompanhar o progresso dos alunos e verificar se os objetivos de alfabetização estão sendo alcançados com a intervenção pedagógica.
*Com informações da Secretaria de Educação (SEEDF)
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