
Brasil tem 11,8 milhões de moradores em 1.138 áreas de preservação
Censo 2022 mostra que 48% destas áreas são habitadas
Sexta o serviço será normal onde não for feriado ou ponto facultativo
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Agências bancárias de todo o país não estarão abertas para atendimento presencial ao público nesta quinta-feira (19), quando se comemora Corpus Christi.
Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que compensações bancárias não serão efetivadas neste dia, incluindo a transferência eletrônica disponível (TED).
No caso do PIX, que funciona 24 horas ao longo de todos os dias, inclusive feriados e pontos facultativos, a transação poderá ser feita normalmente.
“Em algumas localidades, as salas de autoatendimento estarão disponíveis aos clientes, a critério da instituição”, ressaltou o comunicado.
Segundo a Febraban, na sexta-feira (20), o atendimento ao público ocorre normalmente onde não há feriado estadual ou municipal nem ponto facultativo.
Boletos de cobrança e contas de consumo como água, energia e telefone com vencimento no dia 19 poderão ser pagos no dia útil seguinte, em localidades onde não há feriado.
“O sábado não é considerado dia útil e, por essa razão, não há liquidação financeira”, acrescentou a Febraban.
Já no caso dos tributos e impostos que vencem em dias em que não há compensação bancária, a orientação é antecipar o pagamento para evitar a incidência de juros e multa.
Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via débito direto autorizado (DDA).
“Meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura aos clientes, que podem usar tanto as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis como os canais digitais dos bancos (celulares e computadores) para a realização de transferências e pagamento de contas e demais serviços”, concluiu a Febraban.
Censo 2022 mostra que 48% destas áreas são habitadas
Brasil tem 11,8 milhões de moradores em 1.138 áreas de preservação
Resposta de Lula ao anúncio da taxação também pautou veículos
Medida visa atingir exploração do serviço pelo crime organizado