
Plano Piloto recebe ação de acolhimento da pessoa em situação de rua nesta quarta (24)
Abordagem está prevista para passar por dois pontos na região administrativa

Especialista da Secretaria de Saúde explica quais são as recomendações na hora da imunização Na próxima segunda-feira (12) começa a 23º Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Enfrentando a pandemia da covid-19 há mais de um ano, brasileiros e brasileiras estão em dúvida, principalmente, sobre o intervalo entre as imunizações. A recomendação é que seja …
Continue reading “Covid-19 ou influenza: qual vacina devo tomar?”
Especialista da Secretaria de Saúde explica quais são as recomendações na hora da imunização
Na próxima segunda-feira (12) começa a 23º Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Enfrentando a pandemia da covid-19 há mais de um ano, brasileiros e brasileiras estão em dúvida, principalmente, sobre o intervalo entre as imunizações.
A recomendação é que seja priorizada a vacina contra o novo coronavírus e após 14 dias, com todas as doses em dia, os grupos prioritários podem tomar a da gripe. Se a pessoa estiver com sintomas de resfriado, o ideal é esperar a melhora do quadro clínico.
“Em casos de covid-19, é necessário aguardar 30 dias após o início dos sintomas ou do exame positivo para pacientes assintomáticos”, alerta a enfermeira da área técnica de imunização da Secretaria de Saúde, Fernanda Ledes.
Outro questionamento frequente é se, ao tomar a vacina contra a influenza, a pessoa pode ficar gripada. A enfermeira explica que a imunização é feita de vírus inativados, ou seja, não é capaz de causar os sintomas. “A vacina é composta de três cepas de vírus influenza. Existem centenas que podem causar a gripe”, informa.
Fernanda Ledes ressalta a importância da imunização. “Devido ao cenário atual, a vacinação contra a influenza é muito importante para proteger, principalmente, as populações vulneráveis com risco de desenvolver formas graves da doença, além de reduzir o impacto das complicações respiratórias”, destaca.
Com relação a outras vacinas, a orientação é aguardar o período de 30 dias. A estimativa do DF é vacinar 90% do público-alvo (1.117.656 pessoas) contra a gripe (influenza). As informações sobre o agendamento e as etapas da vacinação serão disponibilizadas em breve pela Secretaria de Saúde, assim como o calendário vacinal.
Nesta campanha, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (pós-paridas), povos indígenas, trabalhadores da Saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, com condições clínicas especiais e pessoas com deficiência permanente.
Também serão contempladas as forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Agência Brasília
► www.brasiliaagora.com.br ► twitter.com/brasilia_agora ► facebook.com/BsBAgora ► instagram.com/brasiliaagora ► [email protected]

Abordagem está prevista para passar por dois pontos na região administrativa

Serviços essenciais seguem em funcionamento especial nos dias 24 e 25, enquanto o programa Vai de Graça garante transporte público gratuito no DF

Ação da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) promove diálogos e conscientização em ambientes de trabalho; último encontro na empresa do setor de Limpeza urbana, Sustentare Saneamento, reuniu mais de 100 colaboradores

Ao todo, são 273 oportunidades para candidatos com diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência
