
Hemocentro de Brasília registra mais de 57 mil doações de sangue em 2025
Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Casos de violência doméstica em função do isolamento social têm aumentado no mundo inteiro e também no DF Em reunião remota na tarde desta segunda-feira (5), a CPI do Feminicídio da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou a realização de audiência pública para discutir o enfrentamento às violências contra mulheres e meninas no contexto da …
Continue reading “CPI do Feminicídio debate nesta sexta (9) enfrentamento à violência”
Casos de violência doméstica em função do isolamento social têm aumentado no mundo inteiro e também no DF
Em reunião remota na tarde desta segunda-feira (5), a CPI do Feminicídio da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou a realização de audiência pública para discutir o enfrentamento às violências contra mulheres e meninas no contexto da pandemia nesta sexta-feira (9), às 10h. Segundo o relator da CPI, deputado Fábio Felix (PSOL), “o fenômeno do feminicídio se acirrou durante a pandemia porque os contextos intrafamiliares são propícios a esse tipo de violência”, somado à precarização dos serviços do Estado que respondem a essas violências, os quais se fragilizaram nesse período.
Do mesmo modo, a deputada Arlete Sampaio (PT) chamou a atenção para o aumento de casos de violência doméstica em função do isolamento social no mundo inteiro e também no DF. Ela citou recentes episódios, como o do último sábado (3), quando um homem foi preso após jogar gasolina na ex-namorada para tentar queimá-la viva, no Lago Norte. O suspeito foi detido pela Polícia Militar com mais dois amigos, após a corporação ter sido acionada mediante denúncia anônima. “Barbaridades têm sido cometidas nesse momento que o machismo tem se exacerbado de forma brutal”, disse.
Cronograma e prazos
A fim de retomar os prazos da CPI, o colegiado aprovou o cronograma apresentado pelo relator da comissão, deputado Fábio Felix (PSOL). Para este mês, estão previstas oitivas virtuais, como a do próximo dia 15, quando será abordada a violência contra mulheres negras e indígenas. A intenção de Felix é apresentar o relatório final da CPI em março do ano que vem.
Também foram aprovados requerimentos de informações ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) sobre ações judiciais ligadas ao feminicídio, e ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, bem como à Secretaria da Mulher do DF, sobre o convênio e o financiamento da Casa da Mulher Brasileira.
Espaços adequados
O presidente da comissão, deputado Claudio Abrantes (PDT), defendeu espaços adequados para o atendimento às vítimas de violência. Nesse sentido, ele sugeriu visita da CPI ao programa de policiamento de prevenção orientado à violência doméstica (Provid) de Planaltina a fim de questionar se o prédio do batalhão da Polícia Militar que será construído em breve no local terá esse espaço adequado. Os integrantes da CPI concordaram com a visita ao Provid, que deverá ser agendada para o mesmo dia da visita ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) de Planaltina. Participaram do encontro remoto de hoje (5) os deputados Claudio Abrantes, Arlete Sampaio, Fábio Felix e Eduardo Pedrosa (PTC). A reunião foi transmitida ao vivo pela TV Web CLDF, com participação simultânea pelo chat do canal da Casa no Youtube.
Franci Moraes
Imagem: Reprodução TV Web CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa

Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Datas foram publicadas no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (31)

Confira o cardápio especial de 1º de janeiro de 2026 nos equipamentos que oferecem café da manhã, almoço e jantar

Entre 2019 e 2025, governo instalou 689 papa-lixos e 15 papa-entulhos em diversas regiões administrativas
