Brasília Agora


DESTAQUE

CPI transforma convocação de generais em convite

11 de maio, 2023

Entre os convidados está o general Augusto Heleno, ex-ministro do GSI A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos atos antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito […]

CPI transforma convocação de generais em convite
Foto: Silvio Abdon/CLDF

Entre os convidados está o general Augusto Heleno, ex-ministro do GSI

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos atos antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou requerimentos transformando de convocação para convite as oitivas dos generais Augusto Heleno, Marco Edson Gonçalves Dias e Gustavo Henrique Dutra de Menezes. Os dois primeiros comandaram o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) e o terceiro era o chefe do Comando Militar do Planalto.

Entre os convidados está o general Augusto Heleno, ex-ministro do GSI

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Também foram aprovados os requerimentos para ouvir os coronéis da PMDF Élcio Franco e Paulo José Ferreira de Souza Bezerra, que substituiu o coronel Jorge Eduardo Naime Barreto como chefe do Departamento Operacional da corporação no dia 8 de janeiro. “Nós recebemos uma delegação militar, enviada pelo comandante do Exército Brasileiro em que este solicitou, se possível, que transformássemos as convocações de três generais em convites. Sendo assim, ele garantiria que esses generais estarão presentes nas reuniões. O deputado Hermeto e Jaqueline foram ouvidos, além de outros”, esclareceu o presidente da CPI, deputado Chico Vigilante (PT).

Por sua vez, o relator da CPI deputado Hermeto (MDB) e autor dos requerimentos também explicou a posição da comissão. “O objetivo não é de acirrar uma disputa. Então, como foi uma forma humilde e muito educada que nós fomos procurados pelos oficiais, achei por bem ouvi-los e, como forma de consideração e gentileza, sim transformar a convocação para convite”, disse Hermeto.

Por fim, foram aprovados dois requerimentos. O primeiro requer da Secretaria de Segurança o compartilhamento de todas as imagens do Quartel General (QG) do Exército, onde se localizou o acampamento, e de vias próximas, desde o dia 30 de outubro de 2022 até o dia 8 de janeiro de 2023. Já o segundo, decide tornar públicos no site da CLDF os documentos referentes aos pedidos de informações realizados pela CPI e suas respectivas respostas, quando se tratarem de dados não sigilosos. O objetivo principal é aumentar ainda mais a transparência e facilitar o acesso às informações.

Todos os requerimentos foram aprovados por quatro votos favoráveis e três ausências. Votaram a favor os deputados Chico Vigilante (PT), Hermeto (MDB) e Fábio Felix (Psol), além da deputada Jaqueline Silva (sem partido).

Francisco Espínola e Joás Benjamin (estagiário) – Agência CLDF