
Flamengo x Pyramids: retrospecto, arbitragem e mais informações sobre o confronto
Partida da semifinal da Copa Intercontinental acontece neste sábado (13), às 14h, no estádio Ahmed bin Ali, no Catar

Dados sobre batimentos cardíacos do astro foram divulgados ao público por empresa que não patrocina competição; em 2012, atleta que exibiu marca foi multado e banido de um jogo
Cristiano Ronaldo foi acusado de promover “marketing de emboscada” depois que uma empresa revelou os batimentos cardíacos do atleta durante a cobrança de pênaltis nas oitavas-de-final da Eurocopa. O craque português, que perdera um pênalti no tempo regulamentar, esteve durante toda a partida contra a Eslováquia, na segunda-feira, sendo monitorado por um relógio, que coletou os dados sobre o desempenho dele. A ação, porém, pode colocar o astro na mira de uma investigação da Uefa, já que a companhia não faz parte dos patrocinadores oficiais do torneio, diz o Mail Online.
Em uma publicação nas redes sociais, uma empresa parceira do jogador revelou que Cristiano Ronaldo joga com um dispositivo que o monitora durante as partidas.
“Quando você é @Cristiano, não há medo no futebol. Veja como CR7 entrou em estado de fluxo e diminuiu a frequência cardíaca momentos antes de mudar o ímpeto da partida contra a Eslovênia. Nos vemos nas quartas de final, Portugal!”, publicou a Whoop em suas redes sociais.
A Whopp projeta dispositivos que monitoram medidas como frequência cardíaca, desempenho atlético e sono.
Analistas — como Ricardo Fort – ex-chefe de patrocínios globais da Visa e da Coca-Cola — usaram as redes sociais para apontar que a prática foi ilegal. O “marketing de emboscada”, como classificaram o ato, consiste no fato de uma companha tentar associar um produto ou serviço seu a um evento que já conta com outros patrocinadores oficiais. Fort explica que o gráfico divulgado pela empresa faz menção a um jogo da competição, cita as duas seleções, o placar do jogo e um dos jogadores, o que demonstra uma tentativa de “insinuar associação com o evento”.
“Este gráfico está circulando hoje”, escreveu Fort no X. “Cristiano e WHOOP são um [exemplo] de marketing de emboscada para a Euro 2024. É ilegal, e tanto o jogador quanto a empresa devem ser multados”.
Há precedente: na Eurocopa de 2012, Nicklas Bendtner levantou a camisa durante a celebração de um gol e mostrou que vestia uma cueca da Paddy Power. O jogador dinamarquês acabou sendo multado em 80 mil libras (R$ 570 mil, na cotação atual) por exibir a marca não-parceira. Ele também foi banido pelo órgão regulador por um jogo com a seleção do país.
Curiosamente, o pico de pressão arterial do jogador (perto dos 185 bpm/min) ocorreu no momento do apito final da prorrogação, confirmando a disputa de pênaltis. Essa frequência, no entanto, cairia para 100 bpm/min no momento em que CR7 faria sua cobrança — que foi convertida, após o goleiro Diogo Costa defender o primeiro pênalti, cobrado pelo esloveno Ilicic.
A partir dali, no entanto, a pressão do jogador voltaria a subir imediatamente após a cobrança convertida, chegando perto dos 155 bpm/min novamente. Os batimentos teriam novamente um pico (desta vez de novo superando 180 bpm/min) no momento em que o goleiro português defenderia a terceira cobrança (das três da Eslovênia), garantindo a classificação portuguesa.
Classificada às quartas da Euro, a seleção portuguesa enfrenta a França na próxima sexta-feira no Volksparkstadion, em Hamburgo.

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