
GDF prorroga prazo para regularização de dívidas de produtores rurais
Programa ETR Acerta oferece, até o dia 16 de agosto, oportunidade para a regularização de débitos com a ETR/Terracap, com descontos e possibilidade de parcelamento em até 12 vezes
Investimento de R$ 8,6 milhões visa agilizar atendimento a pacientes diagnosticados com câncer
Em mais uma ação do programa “O câncer não espera. O GDF também não”, o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Saúde (SES-DF), contratou mais de 1,3 mil tratamentos de quimioterapia para pacientes com câncer de mama. O investimento de R$ 8,6 milhões vai agilizar a assistência a pessoas diagnosticadas com a doença. O prazo inicial para execução das atividades é de 12 meses.
No processo, os pacientes serão encaminhados pela SES-DF após o acolhimento inicial, seguindo as prioridades estabelecidas pelo Complexo Regulador. O Hospital de Base (HBDF), o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e o Hospital Universitário de Brasília (HUB) também vão continuar a realizar quimioterapias.
De acordo com o secretário da Saúde, Juracy Lacerda, a contratação do serviço é fundamental. “A oncologia é muito sensível em termos de tempo de espera e estamos adotando uma linha de cuidado contínuo. Com esse reforço, poderemos iniciar o tratamento de quimioterapia tão logo o paciente receber o diagnóstico”, explica.
Os estabelecimentos passaram por avaliação administrativa e técnica e a contratação ocorreu após aprovação no Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF). Também houve adequação dos valores a serem pagos, de forma a tornar os contratos atrativos para as instituições privadas. Para reforçar o monitoramento das atividades, a SES-DF ainda criou a Subcomissão de Fiscalização de Contratos Complementares de Oncologia, vinculada à Comissão de Fiscalização de Contratos Assistenciais Complementares.
“A expectativa é de que haja uma diminuição vigorosa dos pacientes em espera por tratamento. É um grande avanço na política de saúde oncológica do DF. Estamos no caminho para implementar uma linha de cuidado da assistência a pacientes com câncer”, avalia o chefe da Assessoria de Política de Prevenção e Controle do Câncer (Asccan) da SES-DF, Gustavo Ribas.
Segundo o gestor, estão no radar mais ações voltadas à prevenção do câncer, à promoção de saúde e ao diagnóstico precoce. Há planos para expansão de outros serviços, como tomografias, ressonâncias e cintilografias.
*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)
Programa ETR Acerta oferece, até o dia 16 de agosto, oportunidade para a regularização de débitos com a ETR/Terracap, com descontos e possibilidade de parcelamento em até 12 vezes
Ex-presidente também não poderá manter contato com embaixadores e diplomatas estrangeiros
Ex-presidente é alvo de mandado de busca e apreensão determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF
Iniciativa aumentou em 30% o número de atendimentos no pronto-socorro obstétrico entre maio e junho de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior