O tentente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, que ocupou o cargo de comandante da Aeronáutica no governo de Jair Bolsonaro, publicou nas redes sociais que a “ambição derrota o caráter dos fracos”.
Mensagens obtidas pela Polícia Federal durante a apuração sobre a existência de uma organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado mostram que o tenente foi atacado pelo general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e vice na chapa de Jair Bolsonaro em 2022, por não aderir aos planos golpistas.
A declaração do militar é feita um dia depois da operação da Polícia Federal que mirou Bolsonaro e aliados, incluindo Braga Netto, suspeitos de envolvimento na trama golpista.
Pelas redes sociais, o tenente afirmou ainda que não tinha mais o “direito” de se “iludir com o ser humano”, “mesmo aqueles que julgava amigos e foram derrotados pelas suas ambições”.
” ‘A ambição derrota o caráter dos fracos. Aliás … revela’ . Já tendo passado dos 60 anos, não tenho mais o direito de me iludir com o ser humano, nem mesmo aqueles que julgava amigos e foram derrotados pelas suas ambições”, escreveu nas redes sociais.
O tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior ocupou o cargo de comandante da Aeronáutica no governo de Jair Bolsonaro. Em 15 de dezembro de 2022, – quando o ex-mandatário já havia sido derrotado nas urnas e manifestantes golpistas estavam acampados na frente de quartéis pelo país – Braga Netto pediu ao coronel reformado do Exército, Ailton Barros, para endurecer as críticas a Baptista.
Em seguida, pediu para elogiar o ex-comandante da Marinha, almirante Almir Garnier Santos, que foi um dos alvos de busca e apreensão da operação da PF desta quinta-feira. Garnier estava alinhado às tramas golpistas. “Elogia o Garnier e fode o BJ (Baptista Júnior)”, acrescentou Braga Netto.
BS20240209163429.1
https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2024/02/09/criticado-por-braga-netto-ex-comandante-da-fab-fala-que-amigos-foram-derrotados-por-ambicoes.ghtml