Brasília Agora
Brasília Agora


VARIEDADES

Críticas a Luciana Vendramini e Marlene Mattos, rivalidades internas… Veja o que traz o documentário das paquitas

12 de setembro, 2024 / Por: Agência O Globo

Série em cinco episódios será disponibilizada na próxima segunda-feira pelo Globoplay

Críticas a Luciana Vendramini e Marlene Mattos, rivalidades internas… Veja o que traz o documentário das paquitas
Paquitas com Xuxa; Marlene Mattos com Xuxa — Foto: Arquivo

Ao entrar pelo túnel de luz colorida que remete à inesquecível nave da Xuxa, as paquitas têm um reencontro com o passado e escancaram a realidade por trás das câmeras. Esta é a cena que abre o documentário ” Pra sempre paquitas”, série em cinco episódios que será disponibilizada na próxima segunda-feira no Globoplay e que mostra a origem, polêmicas e curiosidades sobre as auxiliares de Xuxa nos programas e shows pelo Brasil e pelo mundo.

No lançamento da obra, na última terça-feira, num cinema da Zona Sul do Rio, 23 ex-assistentes da loura se reencontraram para celebrar o doc criado por duas delas, Ana Paula Guimarães, a Catu, e Tatiana Maranhão, a Paquitita, atual assessora de imprensa de Xuxa.

— Foi emocionante. Me virei do avesso em muitos momentos e ressignifiquei várias coisas. Mostrar um olhar maduro foi importante para distanciar e humanizar a figura “paquita” — disse a eterna Catu, diretora do projeto.

Aqui, a gente conta tudo o que rolou no lançamento. Confira abaixo!

Ausências sentidas

Logo na entrada do evento, centenas de fãs, inclusive estrangeiros, se aglomeraram para tirar fotos e conseguir autógrafos das paquitas. Mas algumas das mais famosas não deram as caras: Letícia Spiller, Monique Alfradique, Bianca Rinaldi e Andrea Sorvetão não compareceram.

Bárbara Borges, paquita entre 1995 e 1999, ficou com os olhos brilhando ao falar sobre a obra que conta a história dela e das amigas.

— O doc é importante para relembrar como as paquitas viraram um fenômeno e também para contar nossa história para a nova geração que não conhece o grupo — destacou Babi, acompanhada do namorado, Iran Malfitano.

Desafeto de Deolane Bezerra desde que elas participaram do reality “A fazenda’’, Bárbara alfinetou a advogada, presa recentemente, pelas redes sociais. No evento, no entanto, ela se recusou a falar da influenciadora:

— Não tenho nada a dizer sobre isso. Hoje é um dia de confraternização da minha história.

Briga e reconciliação

No evento, Ana Paula Almeida, a Pituxita, com quem Xuxa rompeu a amizade em 2019, comentou sobre a retomada da relação entre elas após um conturbado episódio do passado. A apresentadora teria oferecido ajuda à ex-assistente de palco por conta de uma suposta agressão de seu marido, e depois teria descoberto que ela se automutilava.

— Foi um aprendizado. O mais importante foi reconhecer os erros e ir nas pessoas que eu amo para contar a verdade. Graças a Deus, a reaproximação com Xuxa foi muito importante. Ainda mais por ter partido dela — enfatizou Ana Paula, que ficou no grupo entre 1988 e 1995.

Bombom apaziguadora

Por falar em desavenças, Adriana Bombom contou sobre desentendimentos que aconteciam no grupo e lembrou que era apaziguadora dos conflitos das colegas, o que não deixa de ser curioso, já que ela protagonizou confusões em vários realities.

A primeira assistente de palco negra de Xuxa, aliás, adiantou que se inscreveu junto com o marido para a seleção da próxima edição do “Big Brother Brasil’’. E aí, Boninho, rola?

Choro com Xuxa

A chegada de Xuxa causou alvoroço. Na hora da foto com a loura, as paquitas se emocionaram. María José Domínguez, a paquita chilena, foi às lágrimas ao abraçar a apresentadora. A Rainha dos Baixinhos passou em quatro salas reservadas para a exibição do primeiro episódio da série (uma para a imprensa, uma para equipe, uma para convidados e outra para fãs) e falou sobre a importância do registro.

— Foi uma surpresa ouvir histórias impactantes. Eu vejo gente batendo palma e virando a luz pra mim, mas não existe essa pessoa aqui que vocês admiram sem as paquitas — disse Xuxa.

5 destaques que você vai ver no documentário das paquitas

Memórias da Manchete

Andrea Veiga e Heloísa Morgado, as primeiras paquitas, aparecem no prédio onde era a antiga sede da TV Manchete e relembram os tempos em que auxiliavam a Xuxa no “Clube da criança”. Foram os primórdios dessa história.

Choro de Sorvetão

Após as brigas recentes com Xuxa, Andréa Sorvetão aparece na série emocionada. Ela fica de frente para o figurino que a consagrou e não segura as lágrimas. A paquita também assume que ficava com ciúme das colegas em algumas ocasiões.

Vendramini polêmica

As paquitas acusam Luciana Vendramini de não seguir orientações passadas durante o período de teste para ser uma das assistentes, vaga que ficou com Ana Paula Guimarães. Xuxa e as meninas afirmam que Luciana se aproveitou do episódio para ganhar fama dizendo que era uma ex-paquita e que, inclusive, posou nua com o uniforme famoso de soldadinho sem nem ter sido escolhida para o posto.

Conflitos internos

Várias delas relembram desentendimentos no grupo. As mais velhas, por exemplo, excluíam as mais novas das atividades. As paquitas ainda contam que, por conta da alta carga de trabalho, muitas não frequentavam as aulas e repetiram de ano várias vezes.

Marlene Mattos

A diretora é muito citada no doc. As paquitas dizem que Marlene as destratava, usando até palavrões para se referir a elas. Tatiana Maranhão confessa que sofreu pressão da diretora para emagrecer e Ana Paula Guimarães recorda que sofreu bulimia.


BS20240912060010.1 – https://extra.globo.com/entretenimento/noticia/2024/09/criticas-a-luciana-vendramini-e-marlene-mattos-rivalidades-internas-veja-o-que-traz-o-documentario-das-paquitas.ghtml