
Expansão e modernização colocam o metrô do DF em nova fase de crescimento
Desde 2019, sistema recebeu três novas estações, melhorias tecnológicas e investimentos que garantem mais conforto e eficiência

O curso será aceito como parte do processo teórico de obtenção da CNH O Departamento de Trânsito do Distrito Federal dará início, nesta segunda-feira (8/11), ao Programa Cidadania no Trânsito para Estudantes do Ensino Médio, a partir das 13h30, no Centro de Ensino Médio Integrado do Cruzeiro (CEMI). O diretor-geral do Detran, Zélio Maia, que …
Continue reading “Curso Cidadania no Trânsito para alunos das escolas públicas”
O curso será aceito como parte do processo teórico de obtenção da CNH
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal dará início, nesta segunda-feira (8/11), ao Programa Cidadania no Trânsito para Estudantes do Ensino Médio, a partir das 13h30, no Centro de Ensino Médio Integrado do Cruzeiro (CEMI). O diretor-geral do Detran, Zélio Maia, que é professor de Direito Constitucional e de Direitos Humanos, ministrará a aula inaugural do projeto. O curso será oferecido gratuitamente para os estudantes selecionados das escolas participantes e será aceito como parte do processo teórico de obtenção da CNH.
O objetivo da ação é formar cidadãos conscientes com a mobilidade urbana como um todo, e sejam capazes de aplicar no dia a dia a direção defensiva e a legislação, colaborando para uma cultura de paz e convivência respeitosa nas vias.
Com isso, o Detran-DF estima contribuir para a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, conforme definido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os anos de 2021 e 2030, e cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.
O projeto consiste na formação de cidadãos conscientes com a mobilidade urbana e, na formação teórico-técnica do processo de habilitação de condutores, como atividade extracurricular em escolas de ensino médio.
O público-alvo são os alunos dos 2º e 3º anos da rede pública de ensino do Distrito Federal. Cada escola participante deverá estabelecer os critérios de seleção dos estudantes a serem matriculados no programa.
O conteúdo programático prevê aulas de noções de cidadania, proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito, direção defensiva para veículos de duas ou mais rodas, noções de primeiros socorros, legislação de trânsito e noções de funcionamento de veículos de 2 ou 4 rodas (mecânica).
Ao todo, 92 Unidades Escolares de Ensino Médio do DF serão contempladas, sendo atendidas no 2º semestre de 2021, instituições das regiões de Brazlândia, Cruzeiro, Planaltina, Gama, São Sebastião e Taguatinga.
O curso é de competência do Detran-DF, por meio da Diretoria de Educação de Trânsito (Direduc), supervisionado pela Escola Pública de Trânsito (EPT), e executado pelo Núcleo de Formação e Cursos de Trânsito (Nufor), e conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio do Acordo de Cooperação Técnica nº 05/2020 como parte do Programa Detran nas Escolas.
* Com informações do Detran-DF

Desde 2019, sistema recebeu três novas estações, melhorias tecnológicas e investimentos que garantem mais conforto e eficiência

Oportunidades contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência; salários chegam a R$ 2,8 mil

Neoenergia realiza atualização da rede elétrica para ampliar segurança e confiabilidade do fornecimento

Abordagem está prevista para passar por 12 pontos na Região Administrativa
