
Câmara Legislativa celebra Dia do Capoeirista e homenageia Mestre Ralil
Câmara Legislativa do Distrito Federal comemora o Dia do Capoeirista e concede o Título de Cidadão Benemérito de Brasília ao Mestre Ralil
Instituto aponta que 39% consideram que ex-presidente foi vítima de injustiça e que 42% criticam medida do ministro do STF
Uma pesquisa Datafolha publicada nesta quinta-feira apontou que 51% dos brasileiros concordam com a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A medida foi imposta por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, em 4 de agosto. A maior parte dos entrevistados (53%) disse considerar que o magistrado agiu conforme a lei.
O instituto ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 113 municípios do país, entre 11 e 12 de agosto. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Segundo o Datafolha, a informação da prisão de Bolsonaro chegou a 87% dos eleitores — 30% deles se disseram bem informados; 42%, mais ou menos; e 15%, com poucos dados.
Entre os entrevistados, 42% afirmaram discordar da prisão. Outros 4% não souberam opinar e 3% se mostraram indiferentes, ainda de acordo com o levantamento.
Moraes decretou a prisão domiciliar de Bolsonaro após considerar que o ex-presidente violou reiteradamente medidas cautelares — como a de não se pronunciar em redes sociais de terceiros — impostas no bojo de uma investigação sobre uma suposta atuação dele com o filho Eduardo Bolsonaro para “com a finalidade de tentar submeter o funcionamento do STF ao crivo de outro Estado estrangeiro” — no caso, os Estados Unidos.
O magistrado justificou a medida com base na participação do político por telefone na manifestação contra o STF e a favor da anistia que reuniu apoiadores em Copacabana, na Zona Sul do Rio, no domingo anterior. Bolsonaro deve ser julgado no próximo mês sob a acusação de tramar um golpe de Estado depois da derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022. A defesa do ex-presidente apresentou as alegações finais nesta quarta-feira.
Nas últimas semanas, os Estados Unidos impuseram tarifas de importação de 50% a parte dos produtos brasileiros e incluíram Moraes na lista de sanções sob a Lei Magnitsky sob a alegação de que o magistrado desrespeitou direitos humanos. Segundo o Datafolha, a maioria dos entrevistados (53%) discorda dessa avaliação. Outros 39% disseram acreditar que Moraes persegue Bolsonaro por razões políticas e 7% não deram sua opinião (os números foram arredondados, por isso não chegam a 100%).
A pesquisa Datafolha destacou que, para 43%, o Judiciário trata Bolsonaro pior do que outros políticos, e 37% avaliaram haver tratamento igual. Outros 13% consideraram o tratamento ao ex-presidente melhor que o dispensado a seus pares, e 7% não opinaram.
BS20250814163647.1 – https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2025/08/14/datafolha-51percent-aprovam-prisao-domiciliar-de-bolsonaro-e-53percent-atuacao-de-moraes.ghtml
Câmara Legislativa do Distrito Federal comemora o Dia do Capoeirista e concede o Título de Cidadão Benemérito de Brasília ao Mestre Ralil
Presidente da Câmara reforça que as medidas para combater o tarifaço terão amplo apoio do Parlamento
Segundo o presidente, o tema será levado ao Plenário quando houver maioria no Colégio de Líderes
As votações foram conduzidas pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre