DESTAQUE

Datafolha: Lula tem 40% no primeiro turno, e Flávio Bolsonaro marca 36%

25 de setembro, 2026 | Por: Agência O Globo

Em simulação de segundo turno, o petista atinge 47% e o bolsonarista aparece com 45%

O presidente Lula e o senador Flávio Bolsonaro – Montagem/Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil – Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 40% das intenções de voto no primeiro turno da disputa pelo Planalto. Há cenário de empate técnico com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que tem 36% nesta etapa do pleito. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

No levantamento anterior, publicado no dia 17 de setembro, os candidatos ao Planalto marcavam 39% e 36%, respectivamente.

Fonte: Datafolha

Em patamar mais baixo, aparece o escritor Augusto Cury (Avante), com 5% das intenções de voto. Já Ronaldo Caiado (PSD) soma 4%, enquanto Renan Santos (Missão) e Romeu Zema (Novo) têm, respectivamente, 3% e 1%. O cenário é de estabilidade, considerando a margem de erro.

Veja os números:

  • Lula (PT): 40% (eram 39%)
  • Flávio Bolsonaro (PL): 36% (eram 36%)
  • Escritor Augusto Cury (Avante): 5% (eram 6%)
  • Ronaldo Caiado (PSD): 4% (eram 4%)
  • Renan Santos (Missão): 3% (eram 3%)
  • Romeu Zema (Novo): 1% (eram 2%)
  • Samara Martins (UP): 1% (era 1%)
  • Edmilson Costa (PCB): 0 (era zero)
  • Rui Costa Pimenta (PCO): 0 (era 1%)
  • Veterinário Wilson Grassi (Democrata): 0 (era zero)
  • Leonardo Avalanche (PRTB): 0 (não estava na pesquisa anterior)
  • Clariana Barão (DC): 0 (era zero)
  • Hertz Dias (PSTU): 0 (era zero)
  • Em branco/nulo/nenhum: 5% (eram 6%)
  • Indecisos: 2% (eram 3%)

Foram entrevistados 2.002 eleitores. A pesquisa ocorreu entre terça e quinta-feira, dia em que os dados serão divulgados. O levantamento, contratado pelo grupo Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, tem nível de confiança de 95%. O número de identificação é BR-00304/2026.

Esta é a primeira pesquisa do instituto sobre a corrida ao Planalto após o discurso do presidente Lula na abertura da Assembleia Geral da ONU e a subida de tom do governo federal contra as bets. Também é o primeiro levantamento do Datafolha cujas entrevistas foram realizadas integralmente após o reajuste no Bolsa Família anunciado pelo Executivo.

Segundo turno

Em um cenário de segundo turno entre os dois candidatos, a pesquisa aponta que Lula e Flávio Bolsonaro estão tecnicamente empatados. O atual presidente aparece agora com 47%, enquanto o filho de Jair Bolsonaro (PL) marca 45%. A margem de erro é de dois pontos.

Na rodada anterior, divulgada no último dia 17, Lula aparecia com 46% na simulação de segundo turno contra Flávio, que marcava 44%.

Este é o primeiro levantamento realizado pelo Datafolha após Lula ter anunciado um reajuste de 15% no Bolsa Família, na semana passada, e após o discurso do presidente na Assembleia-Geral da ONU, no qual fez uma série de críticas ao que chamou de “ingerência externa em processos eleitorais” — uma referência velada ao apoio de aliados do presidente dos EUA, Donald Trump, a Flávio.

O Datafolha entrevistou 2.002 eleitores entre terça e quinta-feira. O levantamento, contratado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-00304/2026. O índice de confiança do levantamento é de 95%.

BS20260924215018.1 – https://extra.globo.com/politica/noticia/2026/09/datafolha-lula-tem-40percent-no-primeiro-turno-e-flavio-bolsonaro-marca-36percent.ghtml

Artigos Relacionados