Brasília Agora
Brasília Agora


CULTURA

De Cinderela Punk a Lenine, Festival Sinfônico estreia em grande estilo

13 de agosto, 2024

Abertura promete surpreender Brasília com programação repleta de atrações para toda a família

De Cinderela Punk a Lenine, Festival Sinfônico estreia em grande estilo
O Festival Sinfônico será realizado nos dias 17, 24 e 31 de agosto e 7 de setembro; Lenine fecha a programação - foto: Jairo Goldflus

Finalmente! Vai ser dada a partida da 5ª edição do Festival Sinfônico (FSV), um evento que promete envolver a cidade em uma bela onda sinfônica sem precedentes. Com uma programação repleta de concertos dos mais diversos ritmos e estilos musicais, grandes nomes da música nacional e local disseram sim ao convite da Orquestra Filarmônica de Brasília (OFB) para se apresentarem juntos ao vivo na Concha Acústica. O Festival, uma iniciativa apresentada pela Lei de Incentivo à Cultura e Shell, acontecerá em quatro sábados seguidos, trazendo em sua noite de abertura (17 de agosto), Cinderela, de Sergei Prokofiev, Saulo Javan e Coral 10 de Brasília com Temas Disney, Fabiano Nascimento, Roberto Corrêa, Zé Mulato e Cassiano, com encerramento de Lenine.

E começando a falar por um dos dois grandes espetáculos que serão apresentados ao longo da temporada, Cinderela com a composição musical do grande mestre Prokofiev será executada com precisão pelos músicos da OFB, sob a regência do Maestro Thiago Francis, que avisa desde já que esta é “uma obra rica em detalhes, belíssima, jamais apresentada na capital federal”.

Outra grande novidade é a coreografia exclusiva que Cristina Perera está preparando para o Corpo de Baile da OFB. Apesar de não revelar detalhes, a bailarina, coreógrafa, autora e diretora de montagens premiadas na Europa, América do Norte e Ásia promete uma grande surpresa: “Essa será uma Cinderela punk e atual. O final dela é completamente diferente das montagens que já existiram, totalmente inesperado”. Em tempo, ela também é a responsável pela coreografia, igualmente inédita, da Cantata Cênica Carmina Burana, de Carl Orff (marcada para o encerramento do Festival, em 07 de setembro).

Evento terá diversos ritmos e estilos musicais

Apesar de chamar naturalmente a atenção de um público mais infantil, é fato que todos os presentes serão seduzidos por Cinderela, que será precedida pela primeira atração do Festivalzinho, com os Temas Disney por Saulo Javan, o intérprete oficial do estúdio hollywoodiano no Brasil, acompanhado do Coral 10 de Brasília. O show contará com interpretações memoráveis de canções como “A Pequena Sereia”, “Toy Story”, “Rei Leão Medley”, “Piratas do Caribe” e muitos outros clássicos que fazem parte do imaginário infantil.

Na programação do primeiro dia do FSV, os músicos da Orquestra Filarmônica de Brasília também se encontrarão com o aclamado guitarrista, compositor e produtor Fabiano do Nascimento, que já encantou diversos públicos mundo afora com apresentações como as famosas ‘Tiny Desk Sessions’ da National Public Radio – NPR Music, onde exibiu seu repertório impregnado das tradições do afro-samba e do choro, além de elementos do jazz americano, experimental e eletrônica.

Outro convidado da OFB é Roberto Corrêa, musicista que se dedica ao estudo, à composição e ao ensino da viola há mais de 40 anos, chamado por muitos de “Guimarães Rosa encordoado”. Com 20 discos lançados e apresentações em diversos países como Áustria, China e Portugal, Corrêa alia tradições interioranas à contemporaneidade. Seu trabalho atual, “Concerto para Vaca e Boi”, apresenta um encontro das seis violas brasileiras (Caipira, Machete Baiana, Repentista, de Buriti, de Cocho e Caiçara) em duo com a Viola da Gamba de Gustavo Freccia.

Os mineiros Zé Mulato e Cassiano marcam presença nesta 5ª edição

Com sucesso reconhecido por apresentar shows dos mais diversos ritmos e estilos musicais, o Festival abre espaço para o tom caipira de Zé Mulato e Cassiano em sua 5ª edição. Donos de uma trajetória musical que atravessa mais de 40 anos, os mineiros que já conquistaram diversos prêmios como Sharp em 1998, TIM em 2003 e o da Música Brasileira em 2015, tocarão em versão orquestral ao lado dos músicos da OFB canções emblemáticas como “Meu Céu”, “Navegantes das Gerais” e “Ciência Matuta”.

Para encerrar em meio a uma grande celebração do casamento da música clássica com a MPB, o ápice da primeira noite se dará com a presença de Lenine, vencedor de 6 Grammys Latinos e inúmeros prêmios no Brasil e no mundo. O pernambucano promete encantar o público com sua musicalidade única e inovadora, apresentando grandes sucessos de sua carreira como “Leve e Suave”, “O Silêncio das Estrelas” e “Jack Soul Brasileiro”. Imagine como essas músicas irão emocionar ao serem interpretadas com arranjos feitos especificamente para os músicos da OFB!

É isso mesmo, o Festival Sinfônico V promete muitas emoções na Concha Acústica, e conta com o patrocínio master da Shell, através da Lei de Incentivo à Cultural, com patrocínio do Grupo Santa, apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Sesec) e de Turismo (Setur) do Governo do Distrito Federal, da Capadócia, Infinu e Studio 267, realizada pela Associação dos Amigos das Artes de Brasília (AMABRA) e pelo Ministério da Cultura e Governo Federal. Você não vai querer perder nenhum detalhe dessa festa incrível!

Trajetória musical de Zé Mulato e Cassiano tem mais de 40 anos – Foto: divulgação

Serviço

5ª edição do Festival Sinfônico, realizado pela Orquestra Filarmônica de Brasília. Programação: Cinderela com a Orquestra Filarmônica de Brasília e seu Corpo de Ballet; Temas Disney com Saulo Javan e Coral 10 de Brasília; Fabiano Nascimento; Roberto Corrêa; Zé Mulato e Cassiano; Lenine. Local: Concha Acústica de Brasília. Dias: 17, 24, 31 de agosto e 7 de setembro. Horário: 17h – Festivalzinho (para o público infantil) – seguido dos concertos do FS5. Classificação Indicativa: Livre. Mais informações: @orquestrafilarmonicadebrasilia.