
Café e suplementos irregulares são proibidos pela Anvisa; veja marcas
Prdutos estão proíbidos de serem fabricados e comercializados
Bancos devem avisar até cinco dias antes de debitar a conta do cliente
Os bancos que operam no Brasil terão de avisar seus clientes antes de qualquer débito automático realizado por outra instituição financeira. A medida foi definida pela nova regra aprovada pelo Conselho de Autorregulação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em resposta ao aumento das reclamações sobre débitos automáticos não autorizados. As instituições terão 30 dias para se adequar à determinação.
Segundo a nova norma, o desconto só poderá ser efetuado após a comunicação prévia ao cliente. Caso não concorde, o titular da conta terá o direito de cancelar o débito na instituição que originalmente solicitou a cobrança.
A comunicação pode ser feita de diferentes formas: pelo aplicativo bancário, por mensagem de texto (SMS) ou qualquer outro mecanismo que possa ser comprovado junto ao cliente. Além disso, deverá ser enviada com até cinco dias de antecedência do débito e informar a instituição destinatária, o valor a ser debitado e o contato da central de atendimento ou procedimento para esclarecimentos.
“A nova regra dá ao cliente a oportunidade de cancelar o débito automático caso não reconheça que autorizou a operação”, afirma a Febraban.
A regulação atual do Conselho Monetário Nacional (CMN), em vigor desde 2020, estabelece que cabe exclusivamente às instituições que solicitam o débito obter a autorização do cliente. No entanto, muitos débitos interbancários não eram reconhecidos pelos clientes, gerando reclamações e ações judiciais. A medida da Febraban visa aumentar a transparência e a segurança nessas operações, evitando conflitos e garantindo que o cliente saiba antecipadamente sobre qualquer lançamento em sua conta.
Alguns bancos já adotavam práticas de comunicação prévia, como mostrar os débitos agendados nos extratos futuros. Com a nova regra, a obrigação se estende a todas as instituições signatárias da autorregulação, padronizando o procedimento em todo o país.
BS20250924073017.1 – https://extra.globo.com/economia/noticia/2025/09/debito-automatico-em-conta-veja-ponto-a-ponto-o-que-muda-para-os-consumidores.ghtml
Prdutos estão proíbidos de serem fabricados e comercializados
Projeto que isenta do IR quem ganha até R$ 5 mil será votado no dia 1º de outubro
Mais de 2,4 milhões de beneficiários já aderiram ao acordo
Segundo a Caixa Econômica Federal, a quina teve 46 apostas vencedoras, e cada uma vai receber R$ 46.464,77