
Alerta médico: veneno de escorpião age mais rápido e expõe crianças a maior risco de morte
Menina de 11 anos morreu nesta semana em hospital regional no DF

Bancos devem avisar até cinco dias antes de debitar a conta do cliente

Os bancos que operam no Brasil terão de avisar seus clientes antes de qualquer débito automático realizado por outra instituição financeira. A medida foi definida pela nova regra aprovada pelo Conselho de Autorregulação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em resposta ao aumento das reclamações sobre débitos automáticos não autorizados. As instituições terão 30 dias para se adequar à determinação.
Segundo a nova norma, o desconto só poderá ser efetuado após a comunicação prévia ao cliente. Caso não concorde, o titular da conta terá o direito de cancelar o débito na instituição que originalmente solicitou a cobrança.
A comunicação pode ser feita de diferentes formas: pelo aplicativo bancário, por mensagem de texto (SMS) ou qualquer outro mecanismo que possa ser comprovado junto ao cliente. Além disso, deverá ser enviada com até cinco dias de antecedência do débito e informar a instituição destinatária, o valor a ser debitado e o contato da central de atendimento ou procedimento para esclarecimentos.
“A nova regra dá ao cliente a oportunidade de cancelar o débito automático caso não reconheça que autorizou a operação”, afirma a Febraban.
A regulação atual do Conselho Monetário Nacional (CMN), em vigor desde 2020, estabelece que cabe exclusivamente às instituições que solicitam o débito obter a autorização do cliente. No entanto, muitos débitos interbancários não eram reconhecidos pelos clientes, gerando reclamações e ações judiciais. A medida da Febraban visa aumentar a transparência e a segurança nessas operações, evitando conflitos e garantindo que o cliente saiba antecipadamente sobre qualquer lançamento em sua conta.
Alguns bancos já adotavam práticas de comunicação prévia, como mostrar os débitos agendados nos extratos futuros. Com a nova regra, a obrigação se estende a todas as instituições signatárias da autorregulação, padronizando o procedimento em todo o país.
BS20250924073017.1 – https://extra.globo.com/economia/noticia/2025/09/debito-automatico-em-conta-veja-ponto-a-ponto-o-que-muda-para-os-consumidores.ghtml

Menina de 11 anos morreu nesta semana em hospital regional no DF

Programa se destina a famílias em situação de vulnerabilidade social; confira as orientações para recebimento do valor

Mineração é o setor que tem maior número de estruturas prioritárias

Mais de 3,5 milhões receberão até R$ 1 mil em 15 de julho
