Brasília Agora


BRASÍLIA

Decreto oficializa criação do batalhão dos poderes

14 de março, 2023

Celina Leão oficializa a criação do Batalhão dos Poderes Quartel vai contar com 500 policiais militares que cuidarão da segurança da Esplanada dos Ministérios e […]

Decreto oficializa criação do batalhão dos poderes
O Batalhão dos Poderes já havia sido inaugurado na semana passada pela governadora em exercício Celina Leão - Foto: Renato Alves/agÊncia brasília
O Batalhão dos Poderes já havia sido inaugurado na semana passada pela governadora em exercício Celina Leão – Foto: Renato Alves/agÊncia brasília

Celina Leão oficializa a criação do Batalhão dos Poderes

Quartel vai contar com 500 policiais militares que cuidarão da segurança da Esplanada dos Ministérios e da Praça dos Três Poderes

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), assinou decreto no Diário Oficial (DODF) desta terça-feira (14/3) oficializando a criação do Batalhão dos Poderes, da Polícia Militar do DF (PMDF).

O quartel contará com 500 policiais militares, que cuidarão da segurança da Esplanada dos Ministérios e da região do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio da Alvorada, edifícios invadidos e depredados por terroristas em 8 de janeiro.

O batalhão foi inaugurado na quinta passada (9/3) pela governadora no local onde antes abrigava o 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

“A inauguração dá conforto para que o Poder Executivo, o Legislativo e o Judiciário possam ter contato direto e, a qualquer emergência, ter 500 homens de prontidão”, disse Celina na ocasião.

“A PM é uma instituição, e as instituições não erram. As pessoas erram e respondem no nível de sua culpa”, completou. (Do Metropoles.com)

Inauguração

A governadora em exercício do DF, Celina Leão, inaugurou, nesta quinta-feira (9), a ampliação do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM), que atende a Esplanada dos Ministérios. Conhecido como Batalhão Esplanada, a unidade também foi rebatizada por meio de decreto e passa a se chamar Batalhão dos Poderes. Uma obra feita em tempo recorde pela Novacap, com 40 dias de serviços no local. Quinhentos e quinze policiais trabalharão na unidade e serão responsáveis pela segurança da área dos ministérios e da Praça dos Três Poderes.

“É uma realização entregar uma obra como essa, feita pela Novacap com muita força de vontade, com dedicação, para entregá-la tão rapidamente. Um espaço para que possamos garantir uma pronta resposta à nossa democracia, aos três poderes, com um efetivo de mais de 500 policiais”, destacou Celina Leão.

“Essa é uma área cedida pela Câmara dos Deputados para ampliar o atual batalhão. Mas, futuramente, teremos um novo quartel com mais de 10 mil m² em um novo espaço”, acrescentou. A futura sede será em um terreno nas proximidades do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI). Mas ainda depende de projeto executivo e licitação da obra.