Brasília Agora


BRASIL

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros são mobilizados em Petrópolis

20 de março, 2022

Centro estadual monitora situação 24 horas por dia no município Equipes da Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e do Corpo de Bombeiros Militar […]

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros são mobilizados em Petrópolis
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Centro estadual monitora situação 24 horas por dia no município

Equipes da Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) estão mobilizadas para prevenir e minimizar os danos causados pela chuva que começaram a cair em Petrópolis, na região serrana do Rio, na tarde deste domingo (20).

Chuvas alagaram Petrópolis novamente na tarde deste domingo, 20
Chuvas alagaram Petrópolis novamente na tarde deste domingo, 20
Foto: Twitter/Reprodução
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os militares tinham sido acionados para cinco ocorrências na cidade, entre elas uma ameaça de deslizamento na Rua 24 de maio, sem vítimas, e salvamento de pessoas ilhadas.

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) faz monitoramento 24 horas por dia das condições meteorológicas e dos níveis pluviométricos no estado, com o envio de alertas, para as regiões, em caso de riscos de deslizamentos ou inundações.

Segundo o Cemaden-RJ, o maior registro pluviométrico até agora é de 207.8 mm em 4 horas e as localidades mais atingidas foram Dr. Thouzet, Vila Felipe e Independência.

“A equipe de meteorologia permanecerá atualizando a previsão nas próximas horas caso haja alterações. Os profissionais monitoram as condições climáticas em todo o estado”, acrescentou.

Defesa Civil do estado e Corpo de Bombeiros mobilizados em PetrópolisCruzes em homenagem às vítimas da chuva em Petrópolis foram derrubadas pela chuva deste domingo (20) – Foto: Reprodução

Alertas

A Defesa Civil Estadual envia gratuitamente, por celular, alertas de risco de chuvas fortes, tempestades de raios, ventanias, deslizamentos e inundações. “O serviço é uma importante ferramenta na prevenção de tragédias e está disponível para toda a população. Para se cadastrar é preciso mandar um SMS com o número do CEP de interesse para 40199”, orientou a pasta.

 

Edição: Maria Claudia

 

Fonte: Agência Brasil