
SLU doa 25 contêineres para reforço da limpeza urbana no Cruzeiro
Projeto integra o plano de uma cidade ainda mais limpa em 2026

Medida capacita blocos e equipes de segurança sobre como agir para acolher e localizar responsáveis, garantindo a proteção dos pequenos foliões

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), por meio da Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes (SBPCA), desenvolveu um protocolo em parceria com os blocos de carnaval e agentes de segurança, treinados pela pasta, para garantir a proteção e o acolhimento de crianças que se perdem durante as festividades. Confira as orientações sobre como agir caso encontre uma criança desacompanhada nos eventos:
Se você encontrar uma criança que aparenta estar perdida ou separada dos responsáveis, dirija-se imediatamente a um representante do bloco de carnaval ou procure um agente de segurança. Esses profissionais foram capacitados pela Sejus para lidar com a situação e dar início ao procedimento de acolhimento.
O agente de segurança encaminhará a criança ao representante do bloco, que a conduzirá a um espaço reservado para seu acolhimento. Este ambiente foi especialmente preparado para garantir que os pequenos foliões fiquem em segurança enquanto se localiza os pais ou responsável legal.
A criança permanecerá nesse espaço por até duas horas. Durante esse período, o representante do bloco ficará encarregado de tentar entrar em contato com os responsáveis, seja por meio de ligações telefônicas, mensagens ou por avisos no carro de som, entre outras estratégias.
Caso o contato com os responsáveis não seja restabelecido dentro do prazo estipulado, o representante do bloco deverá entrar em contato com o Conselho Tutelar, garantindo que o caso receba a devida atenção e que medidas legais sejam adotadas para o bem-estar da criança.
A Sejus reforça a importância de identificar as crianças com pulseiras ou cartões contendo o nome e contato dos responsáveis, evitando situações de desencontro. Seguir essas orientações é fundamental para garantir a segurança dos pequenos e contribuir para o sucesso das ações integradas de acolhimento durante o carnaval.
*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF)

Projeto integra o plano de uma cidade ainda mais limpa em 2026

Interessados em obter licença de trabalho eventual têm que fazer o cadastro nesta segunda-feira (29)

Liberação contempla os veículos classificados na espécie Especial registrados no Detran

Melhoria no atendimento ao cidadão, reforço na fiscalização tributária e a criação de uma política de saúde mental para os servidores estão entre os destaques
