
Ibaneis inaugura City Tour Cívico gratuito para turistas e moradores do DF
Projeto foi lançado na manhã deste sábado (19) pelo governador Ibaneis Rocha com saídas em três horários a partir da Torre de TV de terça a domingo
Rafael Prudente trouxe a proposta ao plenário, mas explicou que seu pedido não tem o objetivo de interferir no público prioritário A inclusão de policiais e bombeiros entre os grupos prioritários para a vacina contra Covid-19 foi defendida pelo presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), durante a sessão extraordinária remota desta quarta-feira (17). “Estes …
Continue reading “Deputados discutem prioridade da vacinação para policiais e bombeiros”
Rafael Prudente trouxe a proposta ao plenário, mas explicou que seu pedido não tem o objetivo de interferir no público prioritário
A inclusão de policiais e bombeiros entre os grupos prioritários para a vacina contra Covid-19 foi defendida pelo presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), durante a sessão extraordinária remota desta quarta-feira (17). “Estes profissionais estão se expondo muito todos os dias desde o início da pandemia”, argumentou. O pleito foi apoiado pelo líder do Governo na Câmara, João Hermeto (MDB): “Não é questão de corporativismo. A proporção de policiais que morreram, comparando com qualquer outra profissão, é muito alta”, afirmou.
O presidente da Comissão Especial da Vacina, Fábio Félix (PSol), explicou que integrantes das forças policiais e de salvamento já são prioritários de acordo com o Plano Nacional de Imunização, mas após idosos e pessoas com comorbidades, conforme a letalidade. “Não faz sentido vacinar policial de 40 anos antes de um idoso”. Arlete Sampaio (PT) afirmou que, nas últimas duas semanas, 53,7% das vítimas fatais da Covid-19 no DF tinham mais de 70 anos; 35,5%, entre 50 a 69 anos; e apenas 1% tinham menos de 30 anos: “É isso que justifica que os idosos sejam prioritários, porque eles morrem”.
Para a distrital, o problema é a falta de vacina disponível. “Chegaram 58 mil doses em Brasília para vacinar a população de 72 e 73 anos a partir desta quinta-feira(18). É claro que não cabe mais ninguém”. Ainda de acordo com ela, com aumento da produção da Fiocruz o DF deverá receber aproximadamente 250 mil doses entre abril e maio.
João Cardoso (Avante) pediu a inclusão de acadêmicos de saúde, que estão em estágio obrigatório em hospitais, no grupo prioritário. “Peço ao secretário de Saúde, Osnei Okumoto, para determinar que eles possam ser vacinados. São alunos de medicina, enfermagem e técnico de enfermagem que estão na linha de frente, e fisioterapeutas que estão ajudando na recuperação de pessoas que tiveram Covid”.
Respeito à Prioridades
Rafael Prudente explicou que seu pedido não é para interferir no público prioritário: “Quero deixar claro que se respeite a vacina dos idosos e em seguida possamos dar prioridade aos nossos policiais”.
Mário Espinheira
Foto: Silvio Abdon/CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa
Projeto foi lançado na manhã deste sábado (19) pelo governador Ibaneis Rocha com saídas em três horários a partir da Torre de TV de terça a domingo
Aos 65 anos, a capital que foi desenhada para receber, sobretudo, veículos individuais caminha para o futuro com valorização do transporte coletivo. Gratuidade aos domingos e feriados, renovação dos ônibus e expansão do metrô são exemplos do avanço
Público-alvo do Nirsevimabe são bebês recém-nascidos prematuros, com 32 a 36 semanas
Encenação baseada na liturgia cristã conta com investimento de R$ 1,7 milhão do GDF e reuniu 1,4 mil voluntários para garantir segurança, estrutura e emoção a céu aberto