![Rio de Janeiro será sede da reunião do Brics, anuncia chanceler](https://brasiliaagora.com.br/wp-content/uploads/2025/02/imagem-redimensionada-20250215123825795.webp)
Rio de Janeiro será sede da reunião do Brics, anuncia chanceler
Encontro foi marcado para dias 6 e 7 do mês
A partir de 1º de março, o acesso ao transporte público, seja no metrô, seja nos ônibus – incluindo BRT e Zebrinhas -, será gratuito aos domingos e feriados
Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília
Após o anúncio do governador Ibaneis Rocha de que o transporte público do Distrito Federal será gratuito aos domingos e feriados, os deputados distritais comemoraram a medida e comentaram o impacto social e econômico da iniciativa.
O presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB), celebrou a decisão. “Excelente notícia. O governador Ibaneis implementou o transporte gratuito aos domingos e feriados. Essa medida é um grande passo para promover a inclusão social e facilitar o acesso da população aos serviços e lazer no DF”, afirmou.
O vice-presidente da CLDF, deputado Ricardo Vale (PT), também saudou a medida e observou que a gratuidade parcial é um desdobramento de projetos como o Tarifa Zero Estudantil, de sua autoria. O parlamentar afirmou que já havia articulado com a Secretaria de Transporte a possibilidade de expandir a gratuidade para estudantes e que a nova política servirá como um teste para futuras ampliações.
“A decisão do governo comprova o que sempre defendemos: transporte público gratuito é um direito e uma política que gera benefícios para toda a população. A experiência do Passe Livre Estudantil já mostrou como a gratuidade amplia o acesso à educação e reduz desigualdades. Agora, com a isenção de tarifas aos domingos e feriados, fica ainda mais evidente que podemos e devemos avançar para uma tarifa zero definitiva”, afirmou Ricardo Vale.
O Projeto de Lei nº44/2023, que trata do Tarifa Zero Estudantil, já foi aprovado na Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana e na Comissão de Assuntos Sociais. Atualmente, está em análise na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças.
Presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da Câmara Legislativa, o deputado Max Maciel (Psol) também celebrou o anúncio. “Há de se comemorar essa medida, pois, a partir dela, podemos fazer uma medição da real necessidade e da importância do acesso à cidade”, comentou. O distrital, no entanto, afirma que, para que a iniciativa dê certo, o governo precisa fortalecer a estrutura do metrô, fazer uma auditoria no sistema e discutir a remuneração das empresas.
Já o líder do governo na CLDF, deputado Hermeto (MDB), ressalta que a gratuidade de transporte aos domingos e feriados é extremamente bem-vinda, principalmente para a população de baixa renda do Distrito Federal. “O trabalhador mais humilde que, no domingo ou feriado, quer se divertir, visitar um parente ou mesmo sair para ir ao Zoológico, por exemplo, vai poder fazer isso”, observou.
Responsável pelo Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) divulgará as regras para o acesso gratuito aos domingos e feriados na próxima semana. De acordo com o órgão, as frotas de ônibus estão preparadas para o aumento da demanda e linhas podem ser otimizadas em questão de horários para atender à população.
Encontro foi marcado para dias 6 e 7 do mês
Dentre as atribuições do líder, está o direito de uso da palavra em situações regimentais, como debates e votações, para defender posições de sua bancada
Objetivo da proposta é reduzir desvio de recursos públicos, especialmente na aquisição de combustíveis
Ex-parlamentar foi condenado por tentativa de impedimento dos poderes