
Inflamação no cérebro pode ser peça-chave na progressão do Alzheimer, revela estudo
Pesquisa foi liderada por laboratório do neurocientista Eduardo Zimmer

participaram do evento “embaixadores da causa animal” de todo o país Foto: Mardônio Vieira/ Gab Daniel Donizet O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais do DF reuniu deputados federais e estaduais que atuam pela causa animal no plenário da Câmara Legislativa, na noite desta quinta-feira (4), em sessão solene transmitida ao vivo pela …
participaram do evento “embaixadores da causa animal” de todo o país

Foto: Mardônio Vieira/ Gab Daniel Donizet
O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais do DF reuniu deputados federais e estaduais que atuam pela causa animal no plenário da Câmara Legislativa, na noite desta quinta-feira (4), em sessão solene transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras.
Segundo o presidente da Frente, deputado Daniel Donizet (PL), um dos principais objetivos do colegiado é lutar para ampliar as políticas públicas em defesa dos animais. “O atual desafio é o cumprimento das 17 leis do DF voltadas à proteção animal”, afirmou, ao defender, entre outros pontos, a regularização das ONG’s do DF voltadas à causa; a ampliação do serviço gratuito de castração via castra-móvel e a construção de um abrigo público no DF para abrigar animais resgatados, tratá-los e oferecê-los gratuitamente para adoção responsável.
Donizet saudou os parlamentares federais e estaduais intitulados “embaixadores da causa animal no Brasil”, que participaram da sessão solene usando camiseta com o dizer “cadeia para maus-tratos”.
De acordo com o deputado federal Delegado Bruno Lima (PP-SP), independentemente de partidos políticos, o que une o grupo é “o amor pelos animais”. Para o deputado federal Delegado Matheus Laiola (União-PR), que já trabalhou em delegacia do meio ambiente, o mais importante para a proteção animal é efetivar políticas públicas. Ele reforçou a necessidade de medidas como castração, hospital público veterinário e valorização de ONGs e protetores independentes.

Por sua vez, o deputado federal Marcelo Queiroz (PP-RJ) lembrou o recorde do estado no ano passado, quando foram realizadas 206 mil castrações. Queiroz entende que, embora haja avanços no Brasil em relação à causa, o grupo pode se unir para aprovação de pautas como a diminuição dos tributos sobre rações e a quebra de patente de remédios veterinários.
Do mesmo modo, os deputados estaduais Delegado Egídio Ferrari (PTB-SC) e Delegado Leonan (União-AL) celebraram a união e a mobilização do grupo em defesa dos animais. “A causa animal vai além de prender quem pratica maus-tratos”, afirmou Leonan, ao explicar que a causa hoje abrange “o controle populacional feito através de uma política pública séria de castração” e o trabalho de conscientização nas escolas, entre outras propostas.

Conhecida pelo envolvimento no polêmico caso da capivara “Filó”, a deputada estadual pelo Amazonas, Joana D’arc (PDT), contou que entrou para a política por ter abraçado a causa animal, uma vez que foi protetora independente, dona de abrigo e voluntária no seu estado. “Vim da ponta”, salientou. Ela ainda comemorou a construção do primeiro hospital veterinário do Amazonas.
“São vocês que conhecem as especificidades locais e formulam políticas públicas para serem implementadas”, disse aos parlamentares o secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal do DF (Sema), Gutemberg Gomes, ao se revelar admirado com a relevância da representação política em nível nacional da causa animal reunida no plenário.
Já o presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Roney Nemer, esclareceu que o órgão é responsável pelos animais silvestres, e a Sema, pelos animais domésticos do DF, sendo que as duas instituições públicas almejam o bem-estar dos animais.

Ao término do evento, que contou, inclusive, com animais para adoção, foram entregues moções de louvor a parlamentares atuantes da causa animal.
Franci Moraes – Agência CLDF

Pesquisa foi liderada por laboratório do neurocientista Eduardo Zimmer

Cerca de 152,4 mil de trabalhadores serão beneficiados

Projeto De Peito Aberto visa ampliar realização de exames para diagnóstico precoce do câncer de mama no Distrito Federal

Serviço será realizado entre 17 e 21 de novembro, com interdição parcial da marginal sul
