![Transitolândia inicia atividades de 2025 com previsão de 2 mil estudantes atendidos](https://brasiliaagora.com.br/wp-content/uploads/2025/02/imagem-redimensionada-20250207143105264.webp)
Transitolândia inicia atividades de 2025 com previsão de 2 mil estudantes atendidos
Agentes educadores recebem alunos de escolas públicas e privadas de todo o Distrito Federal com ações de conscientização sobre segurança viária
Formulário estará disponível para ser preenchido no site do DER a partir de terça (3). Documento é forma de pré-cadastro e ainda não tem poder de autorização
O Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) esclarece que, em função do Decreto Nº 40.877, de 9/6/2020, parágrafo 4º, atualmente é expressamente proibida a comercialização de produtos por vendedores ambulantes.
A partir das 12h, desta terça-feira (3), no site do DER-DF, será disponibilizado um cadastramento, de forma simplificada, específico para interessados em trabalhar como ambulantes no Eixão do Lazer, que funciona nos domingos e feriados nacionais.
Vale destacar que trata-se apenas de um pré-cadastro, uma vez que, neste momento, o DER-DF não tem como conceder nenhuma autorização, pois o decreto vigente assim proíbe. Caso o decreto venha a ser revogado, aqueles que tiverem realizado o pré-cadastro e que cumprirem os pré-requisitos necessários poderão receber autorização para exercer suas atividades de forma legal e organizada.
Neste momento, só estão autorizadas as atividades ligadas à prestação de serviços, tais como: aluguéis de patinetes, bicicletas, infláveis e brinquedos infantis
O objetivo dessa ação é fazer um mapeamento e um diagnóstico dos ambulantes interessados em exercer suas atividades no Eixão do Lazer. Neste momento, só estão autorizadas as atividades ligadas à prestação de serviços, tais como: aluguéis de patinetes, bicicletas, infláveis e brinquedos infantis.
Interessados em fazer shows ou atividades musicais no Eixão do Lazer devem procurar o DER | Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília
Além disso, aqueles interessados em fazer uma atividade musical devem procurar o DER-DF, por meio do site, no campo faixa de domínio, e fazer a solicitação. Desde que cumpridas as regras de ocupação do Eixão, os pleitos serão atendidos.
Com a intensificação das ações de fiscalização do Eixão do Lazer desde maio deste ano, o DER-DF deseja tão somente organizar de forma ordeira a ocupação e as atividades realizadas aos domingos e feriados nacionais.
Cabe o DER-DF zelar pela ordem e garantir que não só ambulantes e frequentadores do Eixão do Lazer sejam atendidos, mas também é necessário levar em conta a paz e o bem-estar dos moradores que vivem nas áreas vizinhas e que, por diversas vezes, reclamam dos excessos, como som alto, sujeira, bagunça, além de outros transtornos
*Com informações do DER-DF
Agentes educadores recebem alunos de escolas públicas e privadas de todo o Distrito Federal com ações de conscientização sobre segurança viária
Neste domingo (9), o Detran-DF fará intervenções no Eixo Monumental e na Ponte JK
Com apoio da FAPDF, iniciativa do Senai ofereceu 444 consultorias para o setor produtivo em 2024
Cerca de 40 toneladas de inservíveis foram recolhidas desde segunda-feira (3) pelas equipes da RA e GDF Presente