
Áudio mostra careca do INSS e empresária articulando por contrato sem licitação na Saúde
Objetivo era fornecer medicamentos, mas negociação não foi adiante por causa da operação da Polícia Federal

Primeiros pagamentos serão feitos nesta quinta-feira, começando com 400 mil pessoas

Mais de 948 mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já aderiram ao acordo que prevê o ressarcimento de descontos indevidos em mensalidades associativas. O dado foi informado pelo presidente do órgão, Gilberto Waller Jr., em entrevista à GloboNews nesta quarta-feira (dia 23).
Os primeiros pagamentos serão feitos nesta quinta-feira, começando com 400 mil pessoas. A partir de sexta-feira, o INSS fará lotes diários de cem mil depósitos em dias úteis, sempre respeitando a ordem de adesão. O valor será creditado de forma integral, em parcela única, na mesma conta em que o segurado já recebe seu benefício previdenciário.
Ao aceitar o acordo, o segurado renuncia ao direito de processar o INSS no futuro por esses valores, mas continua podendo acionar judicialmente as associações responsáveis pelos descontos.
A adesão é gratuita e pode ser feita presencialmente, nas agências dos Correios, ou de forma digital pelo site e aplicativo Meu INSS.
Além do esforço para ressarcir aposentados e pensionistas, o INSS também começou a reduzir o número de pessoas que aguardam a análise de benefícios. Após alcançar o pico de 2,7 milhões de pedidos pendentes em março, o estoque caiu para cerca de 2,4 milhões em junho — uma redução de 9,8%, equivalente a 264 mil requerimentos a menos.
— Ao assumirmos, o estoque de pedidos represados era de 2,7 milhões. Conseguimos uma queda de praticamente 10%, isso só foi possível graças aos mutirões, ao empenho dos servidores com trabalho extra, ao esforço concentrado em diversas frentes — disse o presidente do INSS.
De acordo com o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, a redução marca o início de uma nova fase no atendimento.
— Estamos atuando para cumprir a determinação do presidente Lula: reduzir o tempo de espera no INSS e garantir que quem tem direito receba o mais rápido possível. Nossa meta é que o cidadão espere menos de 45 dias entre o pedido e o recebimento do benefício.
Entre os principais grupos, as aposentadorias apresentaram a maior redução proporcional: queda de 25% desde março, com 109 mil pedidos a menos. Os benefícios por incapacidade, que dependem de perícia médica, também tiveram queda de 9% no mesmo período, o que representa 123 mil processos a menos na fila.
O tempo médio para concessão de benefícios, desconsiderando períodos de exigência com o segurado, variou nos últimos meses:
BS20250723181524.1 – https://extra.globo.com/economia/noticia/2025/07/descontos-indevidos-do-inss-quase-um-milhao-de-segurados-ja-aceitaram-acordo-para-ressarcimento.ghtml

Objetivo era fornecer medicamentos, mas negociação não foi adiante por causa da operação da Polícia Federal

Segundo as investigações, os dois deputados teriam usado servidores de indicação política para desviar recursos públicos

Diagnóstico precoce pelo SUS poderá preservar mais vidas

A proposta estima um superávit de R$ 34,5 bilhões nas contas do governo e reserva cerca de R$ 61 bilhões para emendas parlamentares.
