
GDF inaugura comitê para apoio a Migrantes, Refugiados e Apátridas
Órgão será administrado pela Secretaria de Justiça e Cidadania e atuará na formulação de políticas públicas de apoio e assistência para pessoas em situação de mobilidade humana
Acesso é gratuito ao evento cívico-militar, mas itens como garrafas de vidro, latas, drones, mastros, sprays e fogos de artifício não serão permitidos para segurança dos espectadores
Fotos: acervo SETUR-DF
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) anunciou o esquema de segurança que será adotado durante o desfile cívico-militar de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios. O objetivo é garantir tranquilidade para moradores e turistas que vão prestigiar a celebração da Independência na capital.
A Esplanada será fechada para o tráfego de veículos a partir das 23h de sábado (6/9), com possibilidade de antecipação para 15h ou 17h, de acordo com a movimentação do público. No domingo (7/9), os portões de acesso ao público abrem às 6h, enquanto o Metrô-DF terá funcionamento antecipado, a partir das 5h30.
O acesso será controlado e haverá revista em todos os pontos de entrada. A entrada será encerrada assim que a capacidade máxima das arquibancadas for atingida. Os acessos liberados são:
Para garantir a segurança, a SSP-DF divulgou uma lista de itens proibidos:
Animais (exceto cães-guia)
Armas de fogo, armas brancas, réplicas ou objetos perfurantes/cortantes
Explosivos, fogos de artifício, sprays/aerossóis e produtos inflamáveis
Frascos de vidro, latas, copos, isopores, churrasqueiras e fogareiros
Capacetes, mastros, bastões, máscaras ou qualquer objeto que possa causar danos
Barracas, carrinhos de compras, malas, caixas, mochilas ou bolsas grandes
Drogas ilícitas e drones sem autorização prévia
Qualquer item que comprometa a segurança ou a integridade dos presentes
A SSP-DF recomenda que o público chegue cedo, leve água em garrafas plásticas e alimentos leves, como frutas e sanduíches, evitando recipientes de vidro ou metal. Protetor solar, chapéus e roupas leves também são aconselhados devido ao calor previsto para o dia.
Estão previstas manifestações de diferentes grupos políticos durante o 7 de setembro. A SSP-DF informou que os atos ocorrerão em locais distintos, de forma a evitar confrontos.
Com o esquema definido, a expectativa é de que milhares de pessoas participem do tradicional desfile, que celebra os 203 anos da Independência do Brasil.
Órgão será administrado pela Secretaria de Justiça e Cidadania e atuará na formulação de políticas públicas de apoio e assistência para pessoas em situação de mobilidade humana
Próximos passos incluem sistematização de contribuições e audiências públicas para conclusão do projeto
Recapeamento, podas e implantação de canteiros nas imediações do evento marcam a atuação da companhia
Linha 0.959 passa a ser operada por ônibus Zebrinhas a partir desta segunda (8)