
CBF anuncia Carlos Ancelotti como novo técnico da seleção brasileira
Treinador italiano começa no cargo ainda neste mês
Italiano fez parte da comissão técnica da Azurra na Copa do Mundo de 1994
Anunciado pela CBF como novo treinador da seleção brasileira, o italiano Carlo Ancelotti, 64 anos, teve o Brasil em seu caminho ao longo da carreira como jogador e técnico. Ao todo, ele enfrentou os brasileiros quatro vezes: três dentro das quatro linhas e uma à beira do campo. Duas ocasiões foram marcantes: a despedida de Ancelotti dos campos num amistoso entre Milan e Brasil, na Itália, e a final da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos.
Apesar de ter disputado duas Copas do Mundo pela seleção italiana, Ancelotti nunca enfrentou o Brasil, como jogador, pela Itália. Foram duas partidas pelo Milan e uma pela seleção do “Resto do Mundo”, no aniversário dos 50 anos do Rei Pelé.
Milan x Brasil (1989)
O primeiro contato de Ancelotti com a seleção brasileira foi em um amistoso, pelo Milan, em 1989, em Monza, na Itália. Ele fazia parte do meio-campo da equipe comandada pelo técnico Arrigo Sacchi. Parte da preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 1990, em solo italiano, o confronto terminou 0 a 0.
50 anos do Rei Pelé (1990)
Em 1990, Ancelotti fez parte de uma grande festa. Entre as comemorações dos 50 anos do Pelé, a seleção brasileira, comandada por Paulo Roberto Falcão, fez um amistoso com a seleção do mundo. O italiano era um dos jogadores do time que venceu o jogo por 2 a 1, com gols do francês Michel e do romeno Gheorghe Hagi. O Brasil balançou as redes com Neto, que substituiu Pelé.
Despedida de Ancelotti contra o Brasil (1992)
Relevado pelo Parma e com passagem relevante pela Roma, onde foi tetracampeão da Copa da Itália e campeão italiano, ao lado de Falcão, Ancelotti tornou-se ídolo como volante do Milan. Ele jogou no clube italiano de 1987 a 1992, e conquistou dois títulos do Campeonato Italiano (1986/1987 e 1991/1992) e da Liga dos Campeões (1988/1989 e 1989/1990), sob o comando do técnico Arrigo Sacchi.
Aos 32 anos, Ancelotti se aposentou ainda no auge e ganhou uma grande festa de despedida do Milan. O clube italiano convidou a seleção brasileira, então comandada por Carlos Alberto Parreira, para um amistoso que marcou a despedida do volante e serviu de preparação de olho no Mundial de 1994. Em maio de 1992, os times se enfrentaram no estádio San Siro lotado por 62 mil torcedores. O Brasil venceu por 1 a 0, com gol de Careca.
Mas Ancelotti quase deixou sua marca. O volante acertou a trave do goleiro Taffarel, no início da segunda etapa.o Brasil venceu por 1 a 0, com gol de Careca, aos 12 minutos do segundo tempo.
Copa do Mundo de 1994
Logo após se aposentar, Ancelotti foi convidado pelo seu ex-técnico Arrigo Sacchi para ser auxiliar técnico da seleção italiana. Ele fez parte da comissão que levou a Itália à final da Copa do Mundo contra o Brasil.
Novamente, Ancelotti saiu derrotado. Após empate no tempo normal e na prorrogação, a final do Mundial foi decidido, pela primeira vez, nos pênaltis. O Brasil conquistou o tetracampeonato por 3 a 2 (Baresi, Massaro e Roberto Baggio desperdiçaram as cobranças pela Itália).
BS20250512154753.1 – https://extra.globo.com/esporte/noticia/2025/05/despedida-contra-brasil-auxiliar-tecnico-na-final-do-tetra-relembre-as-relacoes-de-ancelotti-com-a-selecao-brasileira.ghtml
Treinador italiano começa no cargo ainda neste mês
Evento apoiado pelo GDF, realizado na Arena BRB Nilson Nelson, fortalece Brasília como palco dos maiores eventos esportivos do país
Seleção enfrentará Belarus, que eliminou Senegal com um placar de 5 a 2 na outra semifinal
Após hiato de 9 anos, competição retorna no próximo dia 21 de maio