
Dia de Finados: saiba como será o funcionamento dos serviços públicos do DF
Data promoverá alterações, em especial em áreas relacionadas aos seis cemitérios da capital federal

Pit stop educativo para motociclistas foi a primeira atividade da programação, que conta com ações em todas as regiões administrativas
O foco da campanha é em ações educativas voltadas tanto para o motorista como para o pedestre | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília
Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Departamento de Trânsito (Detran-DF), deu início, nesta quinta-feira (18), à Semana Nacional de Trânsito 2025. A programação começou com um Pit Stop Educativo para motociclistas, no estacionamento do Complexo Cultural da Feira da Torre de TV. A programação segue até sexta-feira (19), das 9h às 17h, com palestras, simulações, debates, orientações sobre segurança viária e distribuição de materiais educativos.
O Pit Stop é fruto de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), com o apoio de órgãos locais e federais.
De acordo com o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Antônio de Souza Bellini, a campanha tem o objetivo de melhorar o comportamento no trânsito. “A maior importância é preservar vidas. Trabalhamos para conscientizar que o trânsito não é uma guerra, é um espaço compartilhado que exige respeito e educação. Nosso objetivo é reduzir as multas e aumentar a consciência, especialmente com os motociclistas, que hoje representam um público crescente, em grande parte trabalhadores de entrega. É um crescimento nacional, e aqui no DF não é diferente”, afirmou.
Presente no evento, o motoboy Manoel Alves, de 36 anos, destacou a importância da iniciativa. “Achei muito interessante. É bom ter esse tipo de ação porque a gente aprende o que não sabe, reforça as leis de trânsito, entende as especificações de pneu. Eles também deram dicas de como usar capacete e capa de chuva. É um aprendizado que a gente leva para o dia a dia”, contou.
Com várias tendas educativas, os motociclistas são convidados a refletir sobre comportamentos de risco e situações do cotidiano. Para o motoboy Allan Gonçalves, 43, a experiência foi positiva. “Eu estava passando aqui pelo Eixo Monumental e me chamaram. Gostei das palestras educativas, ganhei brindes e até troca de óleo grátis. Mas o mais importante é o que a gente aprende algumas coisas das quais não fazia nem ideia”, disse.
O eletricista Ailton Cardoso Soares, 40, chamou a atenção para um detalhe importante: “Gostei de tudo, mas principalmente da parte que eles alertam sobre o ponto cego. Já passei sufoco demais com isso. Teve outras coisas que a equipe nos ensinou que às vezes a gente até sabe, mas acaba esquecendo. Pude rever tudo para ficar mais ligado e atento”, ressaltou.
A Semana Nacional de Trânsito ocorre anualmente em todo o país, de 18 a 25 de setembro, conforme previsto no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro. A data envolve atividades em todas as regiões administrativas do DF. Entre elas, apresentações teatrais em escolas do Riacho Fundo II, o Rolê Consciente em bares do Paranoá e de Brazlândia, e a Blitz do Autismo, em parceria com o Comitê Rede de Amigos dos Autistas.
Os dados reforçam a necessidade de atenção: entre janeiro e julho deste ano, foram registrados 66 sinistros fatais com motociclistas no DF, contra 60 no mesmo período de 2024. No ano passado, o total foi de 97 mortes.
O diretor-geral do Detran-DF lembra que o esforço é contínuo. “Essas ações ocorrem durante todo o ano, mas na Semana Nacional de Trânsito nós intensificamos o trabalho, aproveitando a mobilização para sensibilizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. A ideia é deixar de punir e focar cada vez mais em educar”, concluiu Marcu Antônio de Souza Bellini.

Data promoverá alterações, em especial em áreas relacionadas aos seis cemitérios da capital federal

No evento também foi firmado termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Saúde e a Seção Judiciária do TRF1

Os condutores desses veículos precisam apresentar o CRLV-e 2025 quando abordados pela fiscalização de trânsito

Interdições ocorrem em vias da Asa Norte, Eixo Monumental e Esplanada dos Ministérios por causa de corridas, filmagens e show de rock
