BRASÍLIA

Detran-DF lança plataforma para facilitar o atendimento ao cidadão 

18 de dezembro, 2025 | Por: Agência Brasília

Serviços que antes demandavam autenticação presencial podem ser solicitados pela internet

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lança mais uma plataforma para facilitar o atendimento ao cidadão com flexibilidade de horários e na comodidade de sua casa. É o Balcão Virtual, canal de atendimento 100% digital que permite ao cidadão solicitar serviços sem ter que se deslocar a uma unidade presencial.

Na nova plataforma, o cidadão vai comprovar a autenticidade da solicitação dos serviços de forma digital, pelas contas prata ou ouro do Gov.br, podendo solicitar de casa até mesmo aqueles serviços que não podiam ser feitos de forma automatizada nas demais plataformas do Detran-DF, pois exigiam a aferição da identidade do condutor, proprietário ou representante legal.

O Detran-DF já estuda a possibilidade de disponibilizar o acesso ao Balcão Virtual também pelo aplicativo Detran-DF Digital | Foto: Divulgação/Detran-DF

No Balcão Virtual, o cidadão pode realizar, por exemplo, comunicado de venda de veículo, transferência de veículo de outra unidade da Federação, obtenção da cópia do prontuário de habilitação e solicitação de baixa de gravame.

A partir da próxima semana, também serão disponibilizados serviços da Gerência de Penalidades: pedir antecipação do cumprimento de penalidades de suspensão ou cassação, desbloqueio da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e acesso aos processos de penalidades. Esses três serviços representam aproximadamente 70% da demanda por atendimento presencial do setor e, agora, o cidadão vai poder fazer de casa, a qualquer hora do dia ou da noite.

Depois de solicitado, o serviço será executado por um servidor e a resposta será disponibilizada no ambiente virtual, evitando o deslocamento e garantindo que a solicitação seja feita a qualquer tempo, 24h por dia.

“Como a solicitação não depende de consulta a banco de dados, mesmo se houver indisponibilidade no sistema do Detran o Balcão Virtual continua em operação, poupando tempo e evitando deslocamentos desnecessários ao cidadão”, explica o coordenador-geral de Atendimento, André Lima.

Segurança e praticidade

O Balcão Virtual pode ser acessado pelo Portal de Serviços, na aba “atendimento”, ou diretamente pelo endereço eletrônico,  utilizando o login pelo Gov.br de conta prata ou ouro, a fim de garantir a autenticidade da solicitação.

Para garantir segurança e validade jurídica, os documentos devem ser enviados exclusivamente em formato digital, nítidos e completos. Quando o serviço exigir, as assinaturas devem ser digitais, realizadas por meio do Gov.br ou outro meio aceito legalmente. Somente após o envio correto das informações e documentos o serviço será analisado e executado pelo Detran-DF.

Todas as etapas do atendimento são feitas de forma online, desde o envio de documentos até o acompanhamento do andamento da solicitação. Feita a solicitação, o cidadão receberá por e-mail a notificação da confirmação da abertura do pedido, eventuais pendências e conclusão do serviço, mas o cidadão pode acompanhar as etapas do serviço diretamente no próprio ambiente do Balcão Virtual.

O Detran-DF já estuda a possibilidade de disponibilizar o acesso ao Balcão Virtual também pelo aplicativo Detran-DF Digital.

Uso e aprovação

A nova plataforma está em operação experimental desde o dia 11 de novembro e, desde então, todos os 1.080 usuários que utilizaram os serviços disponibilizados avaliaram o atendimento com 5 estrelas.

*Com informações do Detran-DF

Artigos Relacionados