
Nova Sede do Batalhão Rural é inaugurada em Valparaíso e reforça a segurança do entorno
Unidade da 2ª Companhia do 3° Pelotão garantirá mais agilidade nas respostas e fortalecimento das ações de combate à criminalidade em toda a região
Golpe no IPVA e Licenciamento já fez 170 vítimas em Goiás, alerta o Detran-GO
Foto: Detran-GO
Mais de 170 goianos denunciaram à Ouvidoria do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) terem sido vítimas de golpe no IPVA e Licenciamento neste ano. A prática criminosa tende a aumentar com a proximidade do prazo de pagamento dos tributos de quase três milhões de veículos.
O Licenciamento Anual, que teria vencimento em 15 de outubro, teve o prazo prorrogado para 31 de outubro. Com isso, o alerta é redobrado: criminosos aproveitam o momento de pressa e desatenção para aplicar fraudes e enganar motoristas.
Segundo os relatos feitos ao órgão, os golpistas entram em contato por WhatsApp, e-mail ou redirecionam as vítimas para sites falsos após buscas em plataformas online. Em alguns casos, os prejuízos ultrapassaram R$ 5 mil.
As formas oficiais de pagamento são via boleto bancário ou Documento Único de Arrecadação (DUA), disponíveis apenas no aplicativo Detran GO ON ou no site do Detran. Também é possível pagar por PIX, mas é fundamental conferir o CNPJ: 02.872.448/0001-20.
O presidente do Detran-GO, delegado Waldir, alerta: “O dinheiro que vai para o bandido não volta mais”. Ele reforça a importância de buscar apenas canais oficiais para emissão de boletos. Em negociações com empresas credenciadas, é possível parcelar os débitos no cartão de crédito.
Quem foi vítima deve registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil e também pode denunciar o golpe na Ouvidoria do Detran-GO pelo Portal Expresso. A autarquia tem reforçado os alertas sobre esse tipo de crime.
A Diretoria de Tecnologia da Informação monitora e denuncia diariamente sites e perfis falsos que simulam os canais do órgão. A recomendação é sempre digitar o endereço oficial no navegador e evitar clicar em anúncios patrocinados nos buscadores.
“Orientamos os usuários a jamais clicarem em links de páginas patrocinadas”, reforça o delegado Waldir.
Departamento Estadual de Trânsito (Detran) – Governo de Goiás
Unidade da 2ª Companhia do 3° Pelotão garantirá mais agilidade nas respostas e fortalecimento das ações de combate à criminalidade em toda a região
Governo de Goiás estende data de vencimento do IPVA 2025
Candidatos interessados nas vagas do Aluguel Social podem fazer inscrições pela internet, nas unidades do Vapt-Vupt ou em pontos de atendimento das prefeituras
Poderão participar do Processo Seletivo estudantes com matrícula e frequência regular em cursos reconhecidos e autorizados pelo Ministério da Educação (MEC)