
IGP-M registra inflação de 8,50% em 12 meses
Índice que reajusta aluguel acumula inflação de 8,50% em 12 meses
A Secretaria de Estado da Economia informa que não houve aumento da alíquota do IPVA.
Foto: Renato Araujo/Agência Brasília
O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 começa no dia 15 de janeiro para quem decidiu pagar a parcela única, com desconto de 8%, e também para quem vai parcelar o tributo, independente do final da placa.
O boleto pode ser emitido:
O novo calendário se estende até outubro, com vencimento sempre no dia 15 de cada mês. Quando a data cair no fim de semana, o motorista vai poder pagar no primeiro dia útil seguinte. O cronograma antigo previa datas distintas para quitação do IPVA ao longo do ano. A alteração facilita a memorização do contribuinte.
Para as placas com finais 1 e 2, o pagamento do IPVA poderá ser feito em nove parcelas. Já para as placas de finais 3 a 0, em dez parcelas. A distinção ocorre por que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) define setembro como prazo para a renovação do Licenciamento Anual dos Veículos para os automóveis com finais 1 e 2 em todo o País.
Goiás tem uma frota de 4,8 milhões de veículos em circulação, mas nem todos pagam o IPVA. Existem isenções para PCD (Pessoa com Deficiência) – cerca de 12 mil pessoas utilizaram o benefício em 2024; e veículos com mais de 15 anos não pagam – cerca de 2,5 milhões de veículos.
Também existe redução do imposto à metade para carros populares (veículos até mil cilindradas e motocicletas até 125 cc) e descontos para participantes do programa Nota Goiana, que variam de 5% a 10%. Ao todo, a frota tributável atinge dois milhões de veículos.
A Secretaria da Economia disponibiliza vários canais para tirar dúvidas dos contribuintes de IPVA:
Secretaria de Estado da Economia – Governo de Goiás
Índice que reajusta aluguel acumula inflação de 8,50% em 12 meses
Objetivo é ampliar a cobertura entre crianças e adolescentes
Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), abre inscrições para cadastro reserva em dois cargos
Mesmo com queda nos casos, Secretaria de Saúde segue com vigilância ativa; prevenção e cuidados são essenciais contra a doença