Brasília Agora
Brasília Agora


CULTURA

DF-i-FEST apresenta Hermeto Pascoal, Bianca Gismonti Trio e 9 talentos instrumentais do DF

13 de junho, 2023

Evento de encerramento começa a partir das 15h, sábado (17), no Sesc Ceilândia Sábado, 17 de junho, o SESC Ceilândia sedia a tarde-noite de encerramento […]

DF-i-FEST apresenta Hermeto Pascoal, Bianca Gismonti Trio e 9 talentos instrumentais do DF

Evento de encerramento começa a partir das 15h, sábado (17), no Sesc Ceilândia

Sábado, 17 de junho, o SESC Ceilândia sedia a tarde-noite de encerramento do projeto DF-instrumental-FEST, ciclo de programação em música instrumental apresentado gratuitamente desde o último 16 de maio em seis RAs do DF. A partir das 15h, sobem ao palco montado no SESC os artistas e bandas Aiure, Trio Aretê, Paula Zimbres, Bianca Gismonti Trio, Duo Palco-céu, Rênio Quintas, Gypsy Jazz Club, Habacatus, Satanique Samba Trio, Hermeto Pascoal e Protofonia, onze dos 34 nomes que passaram pelo projeto na Estrutural, Sobradinho, Gama, Cruzeiro e Taguatinga anteriormente.

Hermeto Pascoal é um dos maiores compositores do Brasil; Bianca Gismonti estará acompanhhada de Júlio Falavigna (bateria) e Frank Cólon (percussão); Paula Zimbres Trio, Satanique Samba Trio, Trio Aretê e Aiure também se apresentarão

As apresentações em Ceilândia sintetizam a oferta do festival nos cinco finais de semana anteriores, indo dos clássicos acústicos às experimentações eletrônicas. Como atrações principais da noite, o projeto apresenta o músico multi-instrumentista e compositor alagoano Hermeto Pascoal e a pianista e compositora carioca Bianca Gismonti e seu Trio.

Hermeto é um dos mais inventivos compositores brasileiros. Tira som – literalmente – de água e pedra, e em sua obra, de imenso valor para a música brasileira, é possível perceber uma facilidade ao trafegar entre os instrumentos que domina: quase todos. No show é acompanhado por grupo formado por André Marques (piano), Fabio Pascoal (percussão), Ajurinã Zwarg (bateria), Itiberê Zwarg (baixo e tuba) e Jota P. (saxes e flautas), parceiros com quem o músico excursiona pelo mundo há anos.

Bianca Gismonti vem de uma das mais tradicionais famílias da composição brasileira. Filha do aclamado violonista e compositor Egberto Gismonti e da atriz Rejane Medeiros, iniciou os estudos na música aos nove anos, tendo passado a acompanhar seu pai nos palcos a partir dos 15 anos. Tornou-se mais conhecida no duo Gisbranco, criado ao lado da amiga e também pianista Claudia Castelo Branco.

 

A potência dos dois pianos chamou atenção de cantores da MPB e outros colegas fundamentais da música instrumental, o que rendeu parcerias ao duo com Chico César, Mônica Salmaso, Jacques Morelembaum e Naná Vasconcelos. No DF-i-FEST, Bianca apresenta show de formato Trio, acompanhada por Julio Falavigna (bateria) e Frank Cólon (percussão). Além dos headliners, voltam a se apresentar no encerramento do projeto os artistas Paula Zimbres Trio, Satanique Samba Trio, Trio Aretê e Aiure, integrantes da programação em semanas anteriores.

Figuram, ainda, na programação ceilandense, o trio de música progressiva Protofonia, formado por André Chayb, Janari Coelho e André Gurgel; Duo Palco-céu, um encontro entre a viola caipira de R.C. Ballerini e a viola da gamba de Thiago Ribeiro, que lançou em março deste ano o álbum “A cada passo um passo” e tem programados lançamentos de videoclipes do álbum entre abril e junho; Rênio Quintas, pianista consagrado da cidade que se apresenta na companhia de Marcus Moraes (violão e guitarra), Sebass Nadales (baixo) e Son Andrade (bateria); o jazz experimental do trio Habacatus, formado pelos jovens músicos Mattoso Ribeiro (piano), Arthur Guanaes (contrabaixo) e Hebert Nunes (guitarra); e o quarteto de jazz Gypsy Jazz Club, composto pelos experientes Victor Angeleas (violão tenor e bandolim de 10 cordas), Igor Diniz (contrabaixo acústico), Eduardo Souza (violão manouche) e Pedro Vasconcellos (cavaquinho).

O DF-instrumental-FEST é uma realização da Ilimitada Criação, Hiperespaço e do SESC-DF e conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do DF. O festival traz contribuições para o circuito de eventos do Distrito Federal, ao inovar em medidas que garantem a acessibilidade de pessoas com deficiência aos shows programados. Através de fones de condução óssea, pessoas com alguns tipos de deficiência auditiva podem ouvir parte do que é apresentado no palco. Os fones enviam som diretamente ao ouvido interno através de ressonâncias na caixa craniana.

O festival também dispõe de mesa vibratória que ressoam conforme a frequência das caixas de som, para que pessoas com deficiência auditiva mais severas possam “sentir o som” com as pontas dos dedos. Além destas medidas, o festival também dispõe de área, acessos, banheiros e atendimento exclusivos para pessoas com deficiência e tradução simultânea das apresentações para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Serviço

DF-instrumental-FEST no SESC Ceilândia. Data: 17 de junho (sábado), a partir das 15h. Local: SESC Ceilândia (QNN 27 Área Especial S/N, Ceilândia Norte). Programação: Aiure, Trio Aretê, Paula Zimbres, Bianca Gismonti Trio, Duo Palco-céu, Rênio Quintas, Gypsy Jazz Club, Habacatus, Satanique Samba Trio, Hermeto Pascoal e Protofonia. Entrada: franca. Mais informações – redes sociais – Instagram: @df_instrumental_Fest; Facebook: DF-instrumental-FEST.