
GDF abre inscrições para o 1º Hackathon de controle social
Inscrições vão até 30 de janeiro de 2026, podendo ser feitas individualmente ou em equipes de até três pessoas

Trabalho de modernização da iluminação do DF já está mais de 96% concluído
O Distrito Federal está prestes a concluir uma das maiores transformações de iluminação pública do país. Com 96,5% do parque já modernizado pela CEB Iluminação Pública e Serviços, a capital federal conta atualmente com quase 315 mil luminárias de LED instaladas, substituindo equipamentos antigos de luz amarela por tecnologia mais eficiente, durável e sustentável. A melhoria beneficia diretamente os mais de 2,9 milhões de habitantes do DF, além de moradores do Entorno que trabalham diariamente na capital.
A mudança é percebida no cotidiano da população. O morador Antônio Barreto destaca o impacto da nova iluminação no uso dos espaços públicos e na mobilidade urbana: “Está excelente a troca que foi feita. Isso deixou o espaço mais claro e cheio de vida. A gente se acostuma rápido com o que é bom. Antes, a gente até percebia a diferença entre os pontos com iluminação amarela e branca. Agora que a cidade está toda iluminada, ninguém se lembra como era antigamente”.
O parque de iluminação pública do DF conta com mais de 326 mil pontos de luz e restam pouco mais de 11 mil luminárias para a conclusão total da modernização, colocando o Distrito Federal à frente do cronograma inicialmente previsto. “Nosso objetivo é levar mais segurança, eficiência energética e qualidade de vida aos cidadãos o quanto antes, garantindo que toda a cidade seja beneficiada com a tecnologia LED em tempo recorde”, afirma o presidente da CEB IPes, Edison Garcia.
Das 35 regiões administrativas do DF, 29 já ultrapassaram a marca de 95% de cobertura com LED, enquanto as seis restantes apresentam índices entre 90% e 94,5%. Entre os destaques estão Itapoã, com 99,47% de luminárias em LED, seguido pelo SIA, com 99,42%, Água Quente, com 99,37%, e Núcleo Bandeirante, com 99,01%. Outras regiões também apresentam altos níveis de modernização, como o SCIA, com 98,93%, o Sudoeste/Octogonal, com 98,57%, e Vicente Pires, com 98,55%.
*Com informações da CEB Ipes

Inscrições vão até 30 de janeiro de 2026, podendo ser feitas individualmente ou em equipes de até três pessoas

Entre as oportunidades, o melhor salário do dia é de R$ 3.285 para o cargo de mecânico de refrigeração e climatização, na zona industrial do Guará

Interdições ocorrerão das 9h às 12h

Acompanhada pela governadora em exercício Celina Leão, ação reuniu saúde, cidadania, assistência social e regularização de documentos no Centcoop-DF
