Nos dias de votação das eleições de 2022, o sistema de transporte público do Distrito Federal seguirá a mesma tabela de horários dos dias úteis. Inicialmente, a operação ocorreria conforme a escala de sábado. No entanto, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) mudou o planejamento na sexta-feira (30/9), a pedido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF).
Veja o que abre e o que fecha no DF no domingo, primeiro turno das eleições
A demanda partiu do TRE-DF, em setembro. O presidente da Corte, desembargador Roberval Belinati, alertou a pasta quanto à movimentação nas eleições – que deve ter a participação de, aproximadamente, 2,2 milhões de eleitores.
“Assim, para que o eleitor não encontre dificuldades em exercer o direito e a obrigação do voto, solicito que a Semob, por ser o órgão gestor do Sistema de Transporte Público do DF, adote providências junto às empresas fornecedoras, para que não ocorram interrupções na disponibilização de transporte público”, pediu Belinati.
Secretário de Transporte e Mobilidade substituto, Luiz Felipe Cardoso autorizou a medida e respondeu ao ofício com a informação de que “a população do Distrito Federal ficará guarnecida com atendimento de transporte público coletivo de passageiros”.
A medida, que vai abranger ônibus e metrô, valerá tanto para este domingo (2/10) quanto para eventual segundo turno, em 30 de outubro.
Algumas cidades brasileiras adotaram esquema semelhante, inclusive com decretos que tornaram o transporte público gratuito nos dias das eleições de 2022.
Com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).