POLÍTICA

DF possui 424 mil eleitores com pendências; TRE terá atendimento especial no recesso

30 de dezembro, 2025 | Por: Agência Brasília

Limite para acertar a situação junto à Justiça Eleitoral a tempo de votar nas eleições gerais de 2026 é 8 de maio; regularização pode ser feita presencialmente ou pela internet

O ano novo já está batendo à porta e, com ele, as eleições gerais. Em outubro de 2026, os brasileiros vão às urnas para eleger presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais/distritais. Mas, para isso, é preciso estar em dia com a Justiça Eleitoral. O limite para regularizar a situação e estar apto a votar é 8 de maio de 2026.

Regularização dos títulos cancelados pode ser feita presencialmente e pela internet, por meio de autoatendimento; prazo para regularização vai até dia 8 de maio de 2026 | Foto: Divulgação/TRE-DF

No Distrito Federal, 424.638 eleitores estão com pendências: 149.086 não cadastraram a biometria e 275.552 tiveram o título cancelado, o que ocorre após não votarem, não justificarem e não pagarem as multas por três eleições consecutivas (cada turno é considerado uma eleição). Para atendê-los, o Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) inaugurou a Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), na sede da Corte, que está funcionando, inclusive, durante o recesso forense — até 6 de janeiro.

424.638, eleitores do Distrito Federal estão com algum tipo de pendência junto ao Tribunal Regional Eleitoral

De acordo com o TRE-DF, a zona eleitoral com maior número de títulos cancelados é a 16ª (Ceilândia Norte), seguida pela 3ª (Taguatinga Norte) e pela 20ª (Ceilândia Sul). Já as que têm mais eleitores sem biometria cadastrada são, na ordem, a 15ª (Águas Claras), a 18ª (Lago Sul) e a 16ª.

Como regularizar

A regularização dos títulos cancelados pode ser feita presencialmente e pela internet, por meio do Autoatendimento Eleitoral. Nos pontos físicos, durante o recesso forense, o atendimento ocorre mediante agendamento, nos dias úteis, das 8h às 18h na CAE e das 12h às 17h nos cartórios de plantão: 1ª, 5ª, 8ª, 11ª, 17ª e 18ª (confira os endereços aqui). 

Após o recesso, será possível ser atendido sem agendamento. Para isso, basta comparecer a um dos locais levando documento oficial com foto e comprovante de residência.

Além de impedir o cidadão de exercer o direito ao voto, a falta de regularização do título de eleitora pode atrapalhar outros compromissos que exigem quitação eleitoral, como matrícula em universidades públicas, posse em cargos públicos e emissão de passaporte.

Artigos Relacionados