
População aproveita serviços gratuitos do GDF Mais Perto do Cidadão no Paranoá Parque
A 48ª edição desembarcou na cidade priorizando o atendimento feminino, em virtude do mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher
Entrega, nesta terça (5), na sede da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), contou com a presença do governador Ibaneis Rocha. Veículos vão atender estudantes da rede pública e reforçar o programa DF Acessível, destinado ao público PcD Foto: Renato Alves/Agência Brasília A rede pública de ensino ganhou 40 novos ônibus escolares zero km. …
Continue reading “DF recebe 40 ônibus escolares e 11 vans para pessoas com deficiência”
Entrega, nesta terça (5), na sede da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), contou com a presença do governador Ibaneis Rocha. Veículos vão atender estudantes da rede pública e reforçar o programa DF Acessível, destinado ao público PcD
Foto: Renato Alves/Agência Brasília
A rede pública de ensino ganhou 40 novos ônibus escolares zero km. A entrega dos veículos ocorreu nesta terça-feira (5), com a presença do governador Ibaneis Rocha, na sede da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB).
“Esse trabalho do transporte escolar tem que ser tocado por quem entende. Agradeço aos trabalhadores que entenderam o momento de renovação da empresa, aumentando o transporte escolar e das pessoas com deficiência. A TCB é uma empresa importante que, enquanto estiver como governador, vou valorizá-la”Governador Ibaneis Rocha
Os ônibus vão atender o Serviço de Transporte Complementar Escolar (STCE), destinado a cobrir localidades sem transporte público regular ou trajetos superiores a 2 km. Em todo o DF, 906 ônibus são responsáveis por levar e buscar cerca de 60 mil estudantes.
Além dos veículos para o transporte de alunos, outros dez, destinados à fiscalização dos transportes escolares, e 11 vans do DF Acessível, programa de transporte gratuito para pessoas com deficiência que tenham mobilidade reduzida severa, também foram entregues.
“Esse trabalho do transporte escolar tem que ser tocado por quem entende. Agradeço aos trabalhadores que entenderam o momento de renovação da empresa, aumentando o transporte escolar e das pessoas com deficiência. A TCB é uma empresa importante que, enquanto estiver como governador, vou valorizá-la”, disse o governador Ibaneis Rocha durante o evento.
A secretária Hélvia Paranaguá: falou da adaptação das rotas para atender às necessidades dos alunos. “Eles atendem crianças que moram a 2 km da escola em região onde não é atendida pelo transporte público regular. E é interessante porque não é uma rota fixa, ela se movimenta ao longo do ano”
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, falou da adaptação das rotas para atender às necessidades dos alunos. “Eles atendem crianças que moram a 2 km da escola em região onde não é atendida pelo transporte público regular. E é interessante porque não é uma rota fixa, ela se movimenta ao longo do ano. Hoje, o pai que trabalha como chacareiro numa determinada propriedade, amanhã muda para outro emprego e a gente vai em busca da criança. Então, quem estabelece as nossas rotas são os nossos estudantes”, explica.
“Esse trabalho do transporte escolar tem que ser tocado por quem entende. Agradeço aos trabalhadores que entenderam o momento de renovação da empresa, aumentando o transporte escolar e das pessoas com deficiência. A TCB é uma empresa importante que, enquanto estiver como governador, vou valorizá-la”, disse o governador Ibaneis Rocha durante o evento.
Cada um dos ônibus entregues tem capacidade para transportar 39 crianças com todo conforto e segurança. Os veículos são equipados com elevador (ônibus adaptados), ar forçado de teto e tração 4×2 inteligente.
O diretor-presidente da TCB, Chancerley de Melo Santana, considera a renovação importante para o DF manter posição de destaque no país: “Na média nacional de todo o transporte escolar, a frota do Distrito Federal é a mais nova. Isso traz qualidade de vida para as crianças”
A frota escolar é administrada pela Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), em parceria com as secretarias de Educação (SEE) e de Transporte e Mobilidade (Semob). Para o diretor-presidente da TCB, Chancerley de Melo Santana, a renovação é importante para o DF manter posição de destaque no país.
“Na média nacional de todo o transporte escolar, a frota do Distrito Federal é a mais nova. Isso traz qualidade de vida para as crianças chegarem mais tranquilas na sala de aula, para terem um aprendizado melhor e, até o fim do ano, esperamos ter pelo menos um terço da frota renovada”, complementa Chancerley de Melo Santana.
Já as vans operam com capacidade para dois cadeirantes e cinco pessoas. Todas contam com elevadores. No DF, 62 vans já fizeram mais de 3,3 mil atendimentos desde a implementação do projeto em 2022. Números elogiados pelo secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos.
“Quando se fala de acessibilidade, não se pensa apenas nos obstáculos, se pensa num romper de barreiras. As pessoas com deficiência, hoje têm o seu direito garantido e têm a sua cidadania plena sendo efetivada através do DF Acessível. Com isso, ela pode se desenvolver em outras áreas. Se hoje o transporte é para a saúde, amanhã será para educação, como foi hoje com os ônibus adaptados, e também outras áreas futuramente”, pontuou o secretário.
Para solicitar o serviço, é necessário se inscrever no Cadastro Único da Pessoa com Deficiência (CadPcD) e agendar o serviço no site Agenda DF neste link.
A 48ª edição desembarcou na cidade priorizando o atendimento feminino, em virtude do mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher
Equipes de diferentes secretarias passaram por 18 pontos da região ao longo desta semana, ofertando serviços públicos nas áreas de saúde, qualificação e emprego e moradia
Serviço de Limpeza Urbana (SLU) intensificou o trabalho pelas ruas da região desde a última quinta-feira (13); principal foco são os chamados inservíveis — itens volumosos, como móveis —, que podem contribuir para a proliferação de doenças
Profissionais da Saúde participam do PopRua Jud, iniciativa que facilita o acesso a serviços essenciais para a população vulnerável