
CPMI convoca dez ex-presidentes do INSS e aprova convites a ex-ministros da Previdência
Comissão aprova plano de trabalho por acordo entre oposição e governo
Exemplo de aplicação na pasta foi a construção de painéis e indicadores de saúde, oferecendo dinamicidade aos ciclos de projetos A tecnologia está cada dia mais ligada ao cotidiano da população. Na área da saúde não é diferente. O uso e o aprimoramento de ferramentas, softwares, tecnologia da informação (TI) e inteligência artificial (IA) também …
Continue reading “DF recebe minicurso de boas práticas ágeis na área de saúde”
Exemplo de aplicação na pasta foi a construção de painéis e indicadores de saúde, oferecendo dinamicidade aos ciclos de projetos
A tecnologia está cada dia mais ligada ao cotidiano da população. Na área da saúde não é diferente. O uso e o aprimoramento de ferramentas, softwares, tecnologia da informação (TI) e inteligência artificial (IA) também se tornam aliados. Um exemplo foi o minicurso “Boas Práticas Ágeis”, apresentado na última segunda-feira (27), na 6ª edição da Feira de Soluções para a Saúde, iniciativa realizada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) junto à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília. O método permite, entre outros pontos, que projetos tenham um ciclo mais dinâmico e possam ser implementados com maior rapidez.
Dentro da SES-DF, uma das aplicações das práticas ágeis está na elaboração de painéis e indicadores de saúde apresentados na feira pela Subsecretaria de Planejamento em Saúde (Suplans). “Se fosse para pensar no painel dentro de uma abordagem tradicional de projetos, talvez estivessem desenhando-os até agora por conta da compilação e do processamento de dados”, explica Jessé Gonçalves Rovira, consultor de TI da SES-DF/Fiocruz e responsável pelo minicurso.
A metodologia ágil permite, segundo ele, que ocorram mudanças ao longo do processamento, aproveitando o que já está disponível, mas considerando futuras melhorias e avanços na base de dados. Por conta da velocidade do mercado, o método de projetos mudou. “Surgiram outros mais avançados, com uma parte voltada ao ambiente de desenvolvimento de software, mas buscando trazer uma abordagem que permita identificar o uso dessas metodologias além da implementação na TI”, emenda Rovira.
Foco em inovação
A 6ª edição da Feira de Soluções para a Saúde é promovida pela SES-DF e pela Fiocruz Brasília, com patrocínio da FAPDF. Até esta quarta-feira (29), o evento reúne especialistas e entusiastas da área de saúde para promover parcerias institucionais de ciência, tecnologia e inovação.
A oportunidade auxilia na identificação de atores e tecnologias regionais, estimulando a aplicação do conhecimento científico na busca de soluções a desafios em saúde no âmbito do DF.
*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)
Comissão aprova plano de trabalho por acordo entre oposição e governo
Método contraceptivo gratuito e eficaz já é oferecido em mais de 130 Unidades Básicas de Saúde
Inscrições vão de 8 a 22 de setembro; as provas serão em novembro e resultado sai em dezembro
Medida garante segurança jurídica ao clube ocupado há mais de três décadas e integra esforço de regularização de entidades sem fins lucrativos no DF