BRASÍLIA
DF registra redução de mortes no trânsito
16 de outubro, 2020Foram 14 mortes em setembro. No mesmo período, no ano passado, ocorreram 32 óbitos. No acumulado do ano também houve queda O Departamento de Trânsito […]
Foram 14 mortes em setembro. No mesmo período, no ano passado, ocorreram 32 óbitos. No acumulado do ano também houve queda
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) registrou 14 mortes no trânsito do DF, no mês de setembro. Os dados são preliminares, mas indicam uma redução de 56% no número de óbitos em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 32 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito.
Em 2019, de janeiro a setembro, foram registrados 207 óbitos no trânsito. Neste ano foram 138 vítimas fatais, o que corresponde a uma redução de 33%. As medidas de distanciamento social, estabelecidas em razão da pandemia da Covid-19, refletiram na diminuição da circulação de veículos e pessoas nas vias do DF, o que contribui para a queda na quantidade de acidentes.
Para o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, além do isolamento social, o trabalho contínuo dos órgãos que atuam no trânsito contribui para a diminuição das mortes. “As estatísticas também são resultado das ações contínuas de fiscalização, engenharia e educação de trânsito, que mesmo durante a pandemia têm ocorrido, sem deixar de observar os protocolos sanitários”, destaca o diretor.
Redução de fluxo de veículos
Um levantamento realizado pela Gerência de Controle Operacional de Trânsito do Detran-DF (Gercop) aponta uma redução do fluxo de veículos nas vias urbanas do Distrito Federal, entre os meses de março e setembro de 2020. De acordo com os dados, em comparação com o mesmo período do ano passado, no mês de março, quando foram definidas as primeiras medidas de contenção da pandemia da Covid-19, houve uma redução de 19,2% na quantidade de veículos circulando no DF.
O pico da redução ocorreu em abril, quando a queda foi 42,1%, seguido de maio, com 41,3% de veículos a menos nas vias. Em junho, a diminuição foi de 32,2%, em julho, de 23,09% e em agosto, de 26,4%. No mês passado, a redução de veículos circulando nas vias urbanas foi de 22,4%, em comparação com setembro de 2019.
*Com informações do Detran-DF