
Sessão comemorativa dos 217 anos da PMDF conta com a presença da governadora Celina
Cerimônia na Câmara dos Deputados homenageou corporação criada em 1809 e destacou a atuação da segurança pública no Distrito Federal

Massa de ar frio fez gear no sul de Goiás, diz Inmet O Distrito Federal (DF) teve a mais baixa temperatura já registrada, desde que o início das medições feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 1962. Nesta quinta-feira (19), às 6h da manhã, os termômetros registraram 1,4ºC no Gama, cidade-satélite localizada a cerca […]
Massa de ar frio fez gear no sul de Goiás, diz Inmet
O Distrito Federal (DF) teve a mais baixa temperatura já registrada, desde que o início das medições feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 1962. Nesta quinta-feira (19), às 6h da manhã, os termômetros registraram 1,4ºC no Gama, cidade-satélite localizada a cerca de 30 quilômetros do Plano Piloto.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Até então, a temperatura mais baixa havia sido registrada em julho de 1975, quando a capital federal registrou 1,6ºC, recorde que foi igualado nesta quinta-feira às 5h.
Após atingir 1,4ºC, a temperatura começou a subir e, às 7h, estava em 1,5ºC. Às 8h, a temperatura registrava 3,2ºC.
Segundo a meteorologista do Inmet, Andréa Ramos, a tendência é que a temperatura máxima em Brasília fique hoje similar à registrada na quarta-feira (18), entre 18ºC e 19ºC. Ela chama atenção para a baixa umidade do ar, que deve ficar por volta de 25%. “Não deixem de beber água”, sugere.
A baixa temperatura resultou no chamado “alerta laranja” para o DF, o que indica “perigo”, sugerindo que a população fique atenta para os efeitos que o clima pode causar para o corpo e ambiente. Esse tipo de alerta é geralmente utilizado nos casos de baixa umidade, chuvas intensas ou, no caso de hoje, em que a temperatura fica pelo menos 5ºC abaixo da esperada, com frio intenso.
A baixa temperatura resultou também em geada no sul de Goiás entre o final da madrugada e o início da manhã desta quinta-feira, o que, segundo a meteorologista, é algo “incomum” para essa época do ano na região.
“Acredito que o pico dessa massa de ar fria foi hoje. Vai continuar frio, mas a tendência é a temperatura começar a subir. A frente fria já passou pela Região Sul, fez incursão no Centro-Oeste, enfraqueceu e está se dissipando no norte da região. O que estamos vendo é a massa de ar frio da retaguarda dessa frente fria. A situação deve ir melhorando para, a partir de sábado (21) a temperatura ir ficando normalizada”, explicou à Agência Brasil, Andréa Ramos.
Edição: Valéria Aguiar
Fonte: Agência Brasil

Cerimônia na Câmara dos Deputados homenageou corporação criada em 1809 e destacou a atuação da segurança pública no Distrito Federal

Orientação da Emater-DF e ações da Seagri-DF ajudam produtores rurais em situação de vulnerabilidade a aprimorar o manejo no campo e ampliar a capacidade de cultivo

Cerca de 90 mil motoristas que passam diariamente pela região serão beneficiados

Segunda edição da EXPO ENF abre programação da Semana da Enfermagem no Hospital de Base, na quarta-feira (13)
