
Santa Maria recebe ação de acolhimento da população em situação de rua nesta quinta (11)
Abordagem está prevista para passar por três pontos na região administrativa
Rodrigo Rollemberg (PSB), Agnelo Queiroz (PT), José Roberto Arruda (PL) e Rogério Rosso (PP) são candidatos a deputado federal Urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições deste ano ANTONIO AUGUSTO/SECOM/TSE – 30.11.2021 Os últimos três governadores do Distrito Federal eleitos pelo voto direto são candidatos a uma das oito cadeiras de deputado federal neste ano. …
Continue reading “DF tem quatro ex-governadores disputando vaga na Câmara dos Deputados”
Rodrigo Rollemberg (PSB), Agnelo Queiroz (PT), José Roberto Arruda (PL) e Rogério Rosso (PP) são candidatos a deputado federal
Os últimos três governadores do Distrito Federal eleitos pelo voto direto são candidatos a uma das oito cadeiras de deputado federal neste ano. Rodrigo Rollemberg (PSB) e Agnelo Queiroz (PT) têm a intenção de fortalecer a bancada de esquerda na Câmara dos Deputados. O ex-governador José Roberto Arruda (PL) trata a disputa pelo cargo como um recomeço. Também disputa uma vaga na Câmara dos Deputados o ex-governador Rogério Rosso (PP), eleito indiretamente pela Câmara Legislativa do Distrito Federal em 2010.
Rollemberg governou o DF de 1º de janeiro de 2015 até 31 de dezembro de 2018. Já Agnelo Queiroz foi chefe do Executivo distrital de 1º de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2014. Antes dele, Arruda governou de 1º de janeiro de 2007 a 16 de março de 2010. O ex-governador teve o mandato interrompido durante a Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal.
Secretário-geral do PSB, Rollemberg destacou que todos os partidos têm trabalhado por uma bancada forte na Câmara dos Deputados. “Eu entendo que o Congresso Nacional, em especial a Câmara, será estratégica para o país nos próximos anos. Ali serão dados os grandes debates e os grandes temas de interesse nacional”, disse.
Agnelo Queiroz segue uma linha semelhante à de Rollemberg. Ele destaca que garantir uma bancada forte para o PT poderá ajudar o ex-presidente Lula em caso de vitória. “Há um esforço grande, é uma estratégia nacional nossa de fazer uma bancada maior e experiente. Se elegermos o Lula sem uma base, não vamos botar em prática nosso projeto”, afirmou.
Ao R7, o ex-governador Arruda afirmou que está recomeçando com humildade. “As pesquisas me davam poder para me candidatar a um cargo majoritário, mas escolhi ser deputado e avançar degrau por degrau”, disse.
Para Arruda, o movimento dos ex-governadores é um sinal de maturidade política do DF. “Nos outros estados brasileiros, é muito comum pessoas mais experientes voltarem para o poder legislativo”, disse. Ele citou uma lista de ex-governadores de outros estados que voltaram à Câmara, entre eles o ex-governador de São Paulo Franco Montoro (PSDB) e o ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes (PSB), que governou o estado duas vezes.
Além dos três ex-governadores eleitos diretamente, disputa uma vaga na Câmara dos Deputados o ex-governador Rogério Rosso (PP). Rosso foi nomeado governador em uma eleição indireta pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) no lugar do então governador em exercício, o deputado distrital Wilson Lima, que tinha sido nomeado presidente da CLDF e assumiu a chefia do Executivo local depois que o então vice-governador, Paulo Octávio, renunciou.
A ex-governadora Maria de Lourdes Abadia foi eleita vice de Joaquim Roriz (PMDB) em 2002, e assumiu a chefia do Executivo em 31 de março de 2006. Roriz havia renunciado para disputar uma vaga no Senado. Nessas eleições, Abadia é candidata a deputada distrital pelo União Brasil.
Entre os candidatos ao governo do DF de 2018, outros quatro também disputam uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2022. O ex-deputado Alberto Fraga (PL), a ex-distrital Eliana Pedrosa (União Brasil), a professora Fátima Sousa (PSOL) e o general Paulo Chagas (Podemos).
Abordagem está prevista para passar por três pontos na região administrativa
Detran-DF fará intervenções nas proximidades do Parque Burle Marx
Manifestações por escrito podem ser encaminhadas por meio de formulário disponível no site do PDTU
Programa da Secretaria de Justiça e Cidadania amplia rede de cuidado à população idosa e já beneficiou mais de 10 mil pessoas