Brasília Agora
Brasília Agora


BRASÍLIA

Dia da Consciência Negra é homenageado com iluminação especial do Congresso

20 de novembro, 2023

Dia da Consciência Negra Imagem de TréVoy Kelly por Pixabay O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro) ilumina o Congresso Nacional de laranja […]

Dia da Consciência Negra é homenageado com iluminação especial do Congresso
Marcos Oliveira/Agência Senado

Dia da Consciência Negra

Dia Da Amizade, Mulheres Negras, Retrato

Imagem de TréVoy Kelly por Pixabay

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro) ilumina o Congresso Nacional de laranja desta segunda-feira (20) até sábado (25) como parte das ações em torno da data. A iluminação especial também lembra o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro) e a campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra faz referência à data em que líder quilombola teria sido capturado e morto em 1695. Zumbi foi líder do Quilombo dos Palmares e é considerado um símbolo da luta e da resistência dos negros ao regime escravocrata e ao racismo.

As ações durante todo o mês de novembro objetivam conscientizar sobre a necessidade de políticas públicas efetivas e iniciativas sociais para punir atos racistas, combater o racismo estrutural e reconhecer a influência e a importância da presença da cultura de origem africana no Brasil.

Violência contra a mulher
A campanha, conhecida mundialmente como “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, tem início oficial no dia 25 de novembro (Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres). No Brasil, no entanto, considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra, ela tem início em 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra) e envolve 21 dias de ações sobre o tema.