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Apesar de similares, os eventos têm objetivos diferentes e podem oferecer diversos benefícios aos consumidores
Tanto o Dia do Consumidor quanto a Black Friday são datas especiais em que o varejo tem aproveitado para oferecer descontos e ampliar as vendas. Apesar de similares, os eventos têm objetivos diferentes e podem oferecer diversos benefícios aos consumidores, dependendo da intenção de compra de cada um.
O Dia do Consumidor reúne promoções para diferentes segmentos no primeiro semestre, um período sem grandes apostas comerciais. A data marca está sexta-feira, mas algumas lojas e marcas fazem promoções desde o início da semana. Já a Black Friday é uma das datas mais aguardadas por boa parte dos consumidores, principalmente porque diversas redes varejistas anunciam inúmeros descontos durante a semana que antecede a sexta-feira econômica.
Originalmente, o Dia do Consumidor foi pensado para reforçar os direitos dos clientes. Nesse período é comum lojas focarem em promoções para retenção de clientes. Outra possibilidade é eliminar o excesso de produtos que sobraram dos estoques de verão, Natal ou da própria Black Friday. Também é possível encontrar cupons, ofertas de frete grátis, promoções de assinaturas, mais opções de parcelamento e outros serviços que agregam valor à relação entre a empresa e o consumidor.
A Semana do Consumidor pode ser uma oportunidade para buscar descontos em compras menores, segundo o Giz Brasil. Já a Black Friday tende a oferecer os maiores descontos em produtos, principalmente em eletrônicos e eletrodomésticos.
Segundo a Forbes, dados fornecidos pelo Mercado Livre, apontam que a busca por dispositivos tecnológicos atingiu números recordes nos últimos meses. Celular 5G é de interesse de pelo menos 61% dos usuários e quatro em cada dez consumidores gostariam de investir em devices que se conectam entre si, como smartwatches, tablets e notebooks.
Na lista dos cinco produtos mais procurados pelos brasileiros estão: Smartphones; notebooks, iPhones, eletrodomésticos e tablets. Segundo a plataforma, em média foram registradas 862 buscas por segundo, ao longo de 2023.
Se você já possui algum dinheiro guardado ou investido e pensa em utilizá-lo para comprar algum produto, vá verificando os preços. Pode ser que, antes mesmo da Black Friday, ele entre em promoção. Nesse caso, não valeria esperar até lá para realmente adquirir o item. Analisar todos os casos individualmente com cautela vai te ajudar bastante nesse processo. Com a era do Pix, há descontos por meio desse método de pagamento, que pode valer muito a pena considerando a alta dos preços de diversos setores.
Para celebrar o Dia do Consumidor, a Amazon tem mais de 80 mil produtos com descontos de até 60% e outros benefícios para membros Prime, com artigos de casa, eletrônicos e livros. Na Shein e Magazine Luiza os descontos são ainda maiores, chegando a 80% no preço do produto. Já na Americanas os descontos podem chegam até 60%.
Nesta sexta-feira (15), a Shopee irá divulgar R$ 8 milhões em vouchers de desconto com até 50% off em produtos selecionados.
A loja oferece os cupom de 10% off exclusivo, o “CESTOU10”, em produtos no app. Outras vantagens durante a semana são parcelamentos sem juros, algumas opções de frete grátis e cashback de até 30% pagando com Ame em produtos selecionados.

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