Brasília Agora
Brasília Agora


DESTAQUE

Dia do Nutricionista é celebrado na CLDF

23 de agosto, 2022

Homenagem na Câmara Legislativa destacou importância da categoria que atua tanto na saúde como na educação, com o fornecimento de refeições Foi realizada nesta terça-feira […]

Dia do Nutricionista é celebrado na CLDF
Foto: Carlos Gandra/CLDF

Homenagem na Câmara Legislativa destacou importância da categoria que atua tanto na saúde como na educação, com o fornecimento de refeições

Foi realizada nesta terça-feira uma sessão solene em comemoração ao Dia do Nutricionista, celebrado anualmente em 31 de agosto. A solenidade, proposta pelo deputado Jorge Vianna (PSD), contou com a presença de diversos profissionais da área e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Distrital.

Homenagem na Câmara Legislativa destacou importância da categoria que atua tanto na saúde como na educação, com o fornecimento de refeições

Foto: Silvio Abdon/CLDF

Conforme o parlamentar, a data, além de comemorar a profissão, também serve para repensar a presença dos nutricionistas na rede pública de saúde. “Se a gente não tiver nutricionistas na atenção primária a gente vai enxugar gelo, como fazer saúde sem educação alimentar? Se a gente começar a pensar em saúde nas políticas transversais, nas categorias que são esquecidas, mas que têm importância e nós sabemos disso, a gente consegue mudar o quadro. A saúde não se resolve só colocando o médico para atender..”

A nutricionista da Secretaria de Educação, Monique Neves e gestora do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) explicou como o Programa funciona e o papel dos nutricionistas dentro dele. “Tem como objetivo não só o fornecimento de refeições diárias no período letivo, mas também a educação alimentar e nutricional. O nutricionista tem papel fundamental no programa, desde o processo de execução dos contratos, até o atendimento ao aluno e implementação do cardápio. Atualmente são oferecidas por volta de 600 mil refeições por dia.”

Para a nutricionista e professora da faculdade Unip, Bruna Nascimento, essa área da saúde, assim como as outras, também requer estudos e atualizações constantes. “A nutrição é uma ciência dinâmica, então coisas que a gente aprendeu anos atrás se atualiza e surgem novas verdades. Isso não para, a gente não para de aprender, de estudar e de buscar novos conhecimentos.”

A primeira secretária da Associação Brasileira de Nutrição, Glaucia Medeiros, contou como a Abran contribui para a sociedade. “Com muitos esforços houve reconhecimento da nossa categoria, dos cursos e também construído o sistema de conselhos e nossa profissão foi regulamentada. A Abran está presente no Brasil com várias filiadas, em prol do desenvolvimento científico da categoria e colabora com o poder público e universidades no sentido de aprimorar a qualidade do ensino de nutrição.

A nutricionista reforçou ainda o papel da categoria no combate à fome no país. “Já voltamos ao mapa da fome e é importante para nós, nutricionistas repensarmos a alimentação e nutrição do brasileiro de tal forma que se faça cumprir a garantia da lei de acesso ao alimento adequado e saudável a cada cidadão brasileiro.”

A gerente de serviços de nutrição da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Carolina Rebelo Gama, relatou que a quantidade de profissionais para atender o Distrito Federal é pequena e frisou que os nutricionistas atuam nas mais diversas áreas.

“Atualmente são 356 nutricionistas na rede de saúde do Distrito Federal, para atender uma população de quase 4 milhões de pessoas. Mesmo assim os nutricionistas são muito empenhados em entregar o melhor à população. São diferentes serviços, na atenção primária à saúde, na atenção ambulatorial secundária, na atenção hospitalar, na atenção domiciliar, nos bancos de leite humano e também em atividades de gestão em saúde.”

Ao fim da sessão solene, foram entregues moções de louvor aos profissionais pelos relevantes serviços prestados ao Distrito Federal.

Isabella Almeida – Agência CLDF (Estagiária)