
Áudio mostra careca do INSS e empresária articulando por contrato sem licitação na Saúde
Objetivo era fornecer medicamentos, mas negociação não foi adiante por causa da operação da Polícia Federal

Além de homenagear os profissionais, data busca sensibilizar população para os cuidados que se deve ter com a saúde ocular Cuidar da saúde dos olhos é fundamental. No domingo (7), foi celebrado o Dia do Oftalmologista. Além de homenagear os profissionais, a data tem como objetivo sensibilizar a população para a importância dos cuidados e …
Continue reading “Dia do Oftalmologista: confira como buscar atendimento na rede pública”
Além de homenagear os profissionais, data busca sensibilizar população para os cuidados que se deve ter com a saúde ocular
Cuidar da saúde dos olhos é fundamental. No domingo (7), foi celebrado o Dia do Oftalmologista. Além de homenagear os profissionais, a data tem como objetivo sensibilizar a população para a importância dos cuidados e prevenção às doenças oculares. A rede pública de saúde do Governo do Distrito Federal (GDF) oferece atendimento em diversas especialidades para a população.

Segundo a Secretaria de Saúde (SES), atualmente 70 oftalmologistas, divididos em regime de escalas, compõem o quadro de profissionais da rede. Nos últimos quatro anos, 372.486 procedimentos, entre consultas, avaliações, atendimentos emergenciais e ambulatoriais foram feitos nos hospitais.
Confira como buscar assistência na rede pública do DF
Para casos sem urgência, como verificar se é preciso usar óculos ou averiguar se o grau está correto, a orientação da secretaria é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) da região onde mora. “Todo o agendamento é feito pelas unidades de saúde, com o encaminhamento do médico da família, o complexo regulador efetua a marcação de acordo com as vagas disponibilizadas mensalmente, seguindo as escalas dos médicos”, explica a médica Núbia Vanessa Lima, Referência Técnica Distrital (RTD) em Oftalmologia.
“Hoje, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) é a unidade de saúde referência no atendimento a crianças, o HRT é o que mais faz cirurgias de catarata e o HBDF é o que mais realiza atendimentos de emergência”Núbia Lima, RTD em oftalmologia
Na UBS, é feito o pedido para uma consulta em um dos 10 ambulatórios de oftalmologia, localizados nos hospitais regionais de Ceilândia, Taguatinga, Gama, Guará, Asa Norte, Paranoá e Sobradinho, além do Instituto Hospital de Base, do Hospital Materno-Infantil (HMIB), do Hospital Universitário de Brasília (HUB), que é ligado à administração federal, mas atende pacientes da SES. A rede ainda tem convênios com clínicas de saúde suplementar para atendimento à população.
De acordo com a médica, o DF possui hospitais de referência no tratamento infantil, em cirurgias de catarata e em emergência. “Hoje, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) é a unidade de saúde referência no atendimento a crianças, o HRT é o que mais faz cirurgias de catarata e o HBDF é o que mais realiza atendimentos de emergência”, diz Núbia Lima.
A marcação das consultas também levam em conta a especialidade da consulta: por exemplo, um paciente com catarata tem horário marcado com um oftalmologista especializado, assim como nos casos de estrabismo e danos na retina, entre outros.
Para os casos de emergências, em geral, como cortes, pancadas, queimaduras, conjuntivite e entrada de corpos estranhos nos olhos, os atendimentos ficam concentrados nos hospitais regionais de Taguatinga e da Asa Norte e no Hospital de Base. Nessas unidades, os prontos-socorros ficam abertos 24 horas para o acolhimento dos pacientes de todo o DF.

Objetivo era fornecer medicamentos, mas negociação não foi adiante por causa da operação da Polícia Federal

Segundo as investigações, os dois deputados teriam usado servidores de indicação política para desviar recursos públicos

Diagnóstico precoce pelo SUS poderá preservar mais vidas

A proposta estima um superávit de R$ 34,5 bilhões nas contas do governo e reserva cerca de R$ 61 bilhões para emendas parlamentares.
