
Áudio mostra careca do INSS e empresária articulando por contrato sem licitação na Saúde
Objetivo era fornecer medicamentos, mas negociação não foi adiante por causa da operação da Polícia Federal

No próximo sábado (5), a partir das 9h, haverá atividades diversas, como yoga e meditação, no estacionamento 13 do Parque da Cidade No próximo sábado, a Secretaria de Saúde (SES) promoverá uma série de atividades em alusão ao Dia Nacional da Saúde, comemorado em 5 de agosto. A programação conta com serviços voltados para a …
Continue reading “Dia Nacional da Saúde terá vacinação e serviços gratuitos à população”
No próximo sábado (5), a partir das 9h, haverá atividades diversas, como yoga e meditação, no estacionamento 13 do Parque da Cidade
No próximo sábado, a Secretaria de Saúde (SES) promoverá uma série de atividades em alusão ao Dia Nacional da Saúde, comemorado em 5 de agosto. A programação conta com serviços voltados para a promoção da saúde e bem-estar da população, no estacionamento 13 do Parque da Cidade, das 9h às 13h.

“Neste Dia Nacional da Saúde, buscamos conscientizar a população do DF sobre a prevenção de doenças e a importância de hábitos saudáveis”, ressalta a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. “Estamos empenhados em fortalecer nossas iniciativas, promovendo ações que beneficiem o bem-estar coletivo.”
“Esse tipo de evento pode reunir pessoas de diferentes idades e origens, criando um espaço propício para a troca de informações”Fabiana Fonseca, coordenadora da Atenção Primária à Saúde
Entre os serviços disponibilizados, destacam-se a vacinação, com o objetivo de atualizar o calendário vacinal de adultos (oferta de doses contra influenza, covid-19, hepatite, febre amarela, tríplice viral e antitetânica); as práticas integrativas, como automassagem, meditação, yoga, tai chi chuan e auriculoterapia – técnica semelhante à acupuntura, que consiste na aplicação de pressão em pontos específicos da orelha, para auxiliar no tratamento de problemas de saúde – e a demonstração de medicamentos fitoterápicos manipulados nas farmácias vivas e de plantas medicinais utilizadas para a sua produção.
“Esse tipo de evento pode reunir pessoas de diferentes idades e origens, criando um espaço propício para a troca de informações sobre cuidados com a saúde, prevenção de doenças e acesso aos serviços de saúde disponíveis na região”, pontua a coordenadora da Atenção Primária à Saúde do DF, Fabiana Fonseca.
Uma das atrações para o público infantil será o projeto Samuzinho, apresentado pelos servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De forma lúdica e interativa, os profissionais ensinam as crianças a agir em situações de emergência, promovendo a prevenção de acidentes e a importância do cuidado com a saúde desde a infância. A população também poderá desfrutar de um espaço de lazer e descontração com apresentação musical ao vivo.
O Dia Nacional da Saúde foi instituído pela Lei nº 5.352, em 8 de novembro de 1967. A data escolhida foi 5 de agosto, para homenagear o nascimento de Oswaldo Cruz, médico sanitarista brasileiro que teve uma significativa contribuição para a saúde pública no país. Ele foi um importante profissional que atuou no combate a várias epidemias no Brasil, como febre amarela, peste bubônica e varíola. Além disso, foi responsável pela criação do Instituto Soroterápico Federal, atualmente conhecido como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma das principais instituições de pesquisa em saúde do país.
Assim, o Dia Nacional da Saúde foi estabelecido para reconhecer o legado de Oswaldo Cruz e destacar a relevância da saúde pública no Brasil, incentivando a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o acesso aos serviços de assistência médica.
*Com informações da Secretaria de Saúde

Objetivo era fornecer medicamentos, mas negociação não foi adiante por causa da operação da Polícia Federal

Segundo as investigações, os dois deputados teriam usado servidores de indicação política para desviar recursos públicos

Diagnóstico precoce pelo SUS poderá preservar mais vidas

A proposta estima um superávit de R$ 34,5 bilhões nas contas do governo e reserva cerca de R$ 61 bilhões para emendas parlamentares.
