Brasília Agora


VARIEDADES

Diabetes: Sinais De Que Você Pode Ter A Doença E Como Evitá-La

28 de fevereiro, 2022

Você já sabe que a diabetes é um problema sério. Milhões de pessoas sofrem dessa doença ao redor do mundo, e os números não param […]

Diabetes: Sinais De Que Você Pode Ter A Doença E Como Evitá-La
Foto: Pixabay

Você já sabe que a diabetes é um problema sério. Milhões de pessoas sofrem dessa doença ao redor do mundo, e os números não param de crescer

Mas, embora seja uma doença silenciosa e que requer muitos cuidados, é possível identificar seus sinais e combatê-la de maneira eficiente.

Enfermeira, Diabetes, Diabético, Teste, A1C

Foto: Pixabay

Vista Embaçada

Quando se fala de diabetes, poucos se lembram de comentar seus efeitos sobre a visão do paciente. A diabetes pode se manifestar de formas muito sutis, em certos casos passando quase despercebida. Mas um dos sinais para os quais devemos ficar atentos são alterações em nossa visão. A visão embaçada talvez seja consequência dessa doença que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. Caso você note que sua capacidade de ver está um pouco prejudicada, consulte um médico assim que possível.

Pele Com Manchas

Embora esse sinal seja mais difundido, é preciso chamar a atenção para ele. Muitos pacientes diabéticos, com o passar do tempo, começam a exibir manchas descoloridas sobre a pele. São manchas opacas e discretas, mas que podem estar indicando o desenvolvimento de um quadro de diabetes. Em geral, essas manchas surgem nas dobras do corpo e devem ser analisadas por um bom profissional da área de saúde. Só assim será possível diferenciar uma alergia de pele de uma doença mais grave como a diabetes.

Sensação De Boca Seca

Talvez a sensação de boca seca seja apenas uma consequência da temperatura ou do ambiente onde você está: em estações mais secas, isso acaba se refletindo em nossa boca. No entanto, esse também é um sinal de que você está desenvolvendo diabetes. Por isso, vale a pena agendar uma consulta com seu médico para avaliar o estado geral de seu corpo e verificar se há um quadro de diabetes ou não. Embora a boca seca possa ser ocasionada por questões climáticas e até mesmo emocionais, você não deveria esperar que o tempo melhore para cuidar da sua saúde, não é mesmo?

Fome Em Excesso

Tudo bem que a fome nem sempre é um sinal de diabetes — aliás, sentir fome é um processo natural e saudável do organismo humano. Mas o que você deve observar é se essa fome que você sente é muito intensa, mais intensa do que o normal. A fome intensa pode estar relacionada com os níveis de insulina no nosso corpo, que ficam desregulados devido à diabetes. Nesse caso, caso você perceba que sua fome está fora do normal, não hesite em marcar uma consulta com um bom profissional.

Urinar Com Muita Frequência

Bateu aquela vontade de ir ao banheiro fazer xixi? Preste atenção se isso está acontecendo com muita frequência, pois este também é um sinal pouco conhecido da diabetes. OK, você talvez só esteja bebendo muita água, o que não é necessariamente uma coisa ruim. Contudo, fique alerta e observe se suas idas ao banheiro estão acontecendo de maneira excessiva. Quando o paciente desenvolve diabetes, a doença afeta o funcionamento dos rins. Por isso, novamente, a opinião de um médico será de suma importância.

Sede Constante

Assim como a sensação de boca seca pode ser um sinal de diabetes, você também deve observar seu consumo de água. Como os rins de um paciente diabético trabalham em dobro para filtrar o açúcar, isso pode ter consequências em sua ingestão de líquidos. Dessa forma, você também acabará indo diversas vezes ao banheiro para urinar, como já mencionamos. Está sentindo sede em excesso? Tem notado que sua boca está sempre seca e você não para de beber água? Está fazendo xixi o tempo todo, mais do que o normal? Não espere muito tempo para tomar uma atitude: podemos vencer a diabetes observando esses pequenos sinais.

Náusea E Enjoo

A náusea é outro sinal de que você pode estar desenvolvendo um quadro de diabetes ou até mesmo com a doença em estado já avançado. É muito comum que a sensação de náusea se manifeste em seu corpo como uma reação do organismo. Sabe por quê? Quando seu corpo é afetado pela diabetes, o fígado acaba produzindo uma substância chamada cetona, em níveis muito acima do normal. Essa substância é responsável pela sensação de enjoo e está ligada ao diabetes. Caso você tenha sentido muitos enjoos e náuseas nos últimos tempos, consulte um médico assim que possível.

Coceiras Na Pele

É muito comum que tenhamos comichões e coceiras na pele e isso nem sempre é um sinal de diabetes. Em alguns casos, a coceira pode ter relação com algum alimento que você consumiu ou com produtos químicos que você utiliza, como sabonetes, detergentes e amaciantes de roupa. No entanto, as coceiras podem ser uma consequência da diabetes e você deve observar se são muito intensas e frequentes. De todas as formas, para eliminar quaisquer dúvidas, não deixe de marcar uma consulta com um médico.

Formigamento E Perda De Sensibilidade

Um sinal também pouco conhecido é a perda da sensibilidade em determinadas partes do corpo. Quando nosso organismo é afetado pelo diabetes, é comum que algumas regiões do corpo fiquem menos sensíveis ao tato. Isso tem relação com os altos níveis de glicemia em nosso corpo, o que acaba gerando o que a medicina chama de neuropatia. Em geral, a neuropatia atinge pernas e braços, fazendo com que o paciente diabético perca a sensibilidade nessas regiões. A neuropatia também se manifesta com a sensação de formigamento e, por isso, deve ser algo a ser observado. Caso tenha algum desses sintomas, consulte um médico o quanto antes.

Lentidão Para Cicatrizar Feridas

A boa circulação sanguínea é um aspecto central à saúde humana. Quando o sangue circula de maneira adequada, isso tem efeitos positivos em todo o nosso organismo. Mas é muito comum que a diabetes prejudique o bom funcionamento e a eficácia da nossa circulação sanguínea. Uma das consequências disso é a lentidão durante os processos de cicatrização. Se você tem uma ferida que está demorando para cicatrizar, isso pode ter relação com a má circulação do sangue. Consequentemente, pode também ser um sinal de que seu corpo está desenvolvendo um quadro de diabetes.

Fadiga Frequente

Nos dias de hoje, estamos quase sempre nos sentindo cansados, não é mesmo? Trabalhamos em excesso e estamos sempre conectados à internet, fazendo com que nosso cérebro não descanse o suficiente. No entanto, essa sensação de cansaço pode estar relacionada à diabetes também. Como já mencionamos, a circulação sanguínea perde sua eficiência quando há um quadro de diabetes. Assim, o seu organismo deixará de receber o oxigênio transportado pelo sangue, causando a sensação de fadiga. Observe-se com atenção e, se o cansaço estiver acontecendo com frequência, não deixe de agendar uma consulta com um especialista.

Peso Descontrolado: Para Mais E Para Menos

Em nosso contexto cultural, ter um corpo magro é o objetivo de muitas pessoas. Vivemos numa busca constante pela beleza e, em nossa cultura, prezamos por um corpo esbelto e sem gordurinhas. Mas nem sempre isso é um sinal de saúde. Talvez você não saiba, mas o emagrecimento é um dos sinais de que seu organismo está desenvolvendo diabetes. Da mesma forma, o ganho de peso também está associado à doença. É preciso observar se você está perdendo ou ganhando peso de maneira descontrolada, pois ambos são indícios da diabetes. Ao observar esses sintomas, procure seu médico.

Formação De Bolhas

Você já teve alguma bolha em sua pele? Pode parecer estranho, mas isso pode acontecer devido aos altos níveis de glicose no sangue. Embora não seja um sinal muito comum, há registros sobre esse sintoma de diabetes na literatura médica e você deve buscar ajuda profissional caso observe bolhas em seu corpo. Com a elevada produção de glicose, o paciente diabético poderá sofrer com a formação de bolhas. Geralmente, elas surgem na região das mãos, pés e cotovelos, podendo causar certo desconforto. Elimine essa suspeita de diabetes e agende uma visita ao seu médico.

Hálito Adocicado

Inspire e expire, inspire e expire… Pensou que era uma aula de yoga? Na verdade, esse é um bom teste para verificar se você tem diabetes, observando o cheiro do seu hálito. É comum que pacientes diabéticos apresentem um hálito adocicado, que algumas pessoas descrevem como semelhante ao do odor do esmalte de unha. Esse cheiro um pouco doce tem a ver com a produção de cetoacidose no organismo de uma pessoa com diabetes. Portanto, se você sentir que seu hálito está um pouco diferente, vale a pena consultar um especialista e eliminar qualquer suspeita.

Efeito Sobre o Humor: Irritabilidade Intensa

Você tem se irritado por pouca coisa? Conhece alguém que tem pavio muito curto? Talvez essa irritação toda não seja apenas uma questão de estresse ou de problemas psiquiátricos. Da mesma forma que o paciente diabético sente muita fadiga, a irritabilidade pode ser uma característica de quem sofre da doença. Em linhas gerais, essa sensação de irritação costuma estar associada aos níveis de açúcar no sangue — os quais, como você já sabe, ficam totalmente desregulados em um paciente diabético. Na dúvida se é diabetes ou se você apenas precisa de férias, busque a opinião do seu médico.

Infecções Cutâneas

O corpo humano está sempre sujeito a infecções cutâneas. Elas podem ser ocasionadas por diversos fatores, como a umidade ou o contato com animais domésticos, caracterizando as infecções fúngicas. Mas há indícios de que essas infecções também tenham relação com a diabetes. De maneira resumida, a má circulação sanguínea do paciente diabético pode acabar afetando o aspecto da pele. Dessa forma, é possível surgir infecções na superfície da pele, com uma aparência às vezes ressecada e com escamas. Para sanar as dúvidas, vale a pena consultar um dermatologista e seguir suas orientações.

Dificuldade Em Manter Uma Ereção

Por mais que falar de sexo ainda seja um tabu, é preciso que sejamos mais abertos em relação a este tema — ao menos quando o assunto é saúde. Há muitos fatores, físicos e psicológicos, que influenciam a qualidade de nossa vida sexual de pessoas do sexo masculino. Ainda assim, sabe-se que a boa circulação sanguínea é essencial para combater problemas de disfunção erétil. Com o desenvolvimento da diabetes, a circulação do sangue fica prejudicada e, por isso, pode causar dificuldades em se manter uma ereção durante o ato sexual. Se estiver enfrentando esse problema, não tenha vergonha: abra-se com seu médico e verifique seu estado de saúde.

Dificuldades Para Dormir

Vivemos tempos estranhos. O mundo enfrenta problemas graves, como pandemias e desigualdades sociais, afetando a nossa saúde mental e nos fazendo perder o sono. Contudo, a insônia pode também ser um sinal bastante discreto de que você tem diabetes. Segundo algumas pesquisas, como o paciente diabético tem picos de glicemia, isso pode conduzir à perda do sono. Nesse sentido, há uma piora generalizada na saúde desse paciente, criando novos problemas. Já que a falta de sono se manifesta devido a inúmeros fatores, é importante se consultar com um especialista e averiguar qual é realmente a causa de sua insônia.

Dor De Cabeça Frequente

Agora, um problema que afeta muita gente, desde os primórdios da humanidade: a dor de cabeça. Ela pode ser ocasionada por inúmeros fatores, como estresse, excesso de exposição à luminosidade da tela do computador e celulares, questões emocionais. Mas ainda que tenha diversas origens, as dores de cabeça podem estar vinculadas à diabetes. Nesse caso, elas podem ser provocadas pelos picos de glicemia extremos em um paciente que sofre da doença. De qualquer forma, com diabetes ou não, é importante consultar um profissional da área médica para investigar o que está originando suas dores de cabeça.

Sono Em Excesso

Dormir é bom e toda pessoa precisa de cerca de 8 horas de sono diárias. Durante essas horas de descanso, nosso corpo recupera energias e restaura suas forças para o dia seguinte. Embora o sono desempenhe esse papel fundamental em nossa saúde, ele também pode ser um indício de diabetes. Portanto, preste atenção aos seus ciclos de sono e tome nota de quantas horas você tem dormido. O sono excessivo tende a estar relacionado a diversas doenças, incluindo a depressão, mas pode indicar a presença de um quadro diabético. Se você está dormindo demais, não demore em agendar uma consulta.

Formigamento Na Pele

A sensação de formigamento, como o próprio nome indica, dá a impressão de que há formigas caminhando sobre nossa pele. Quando somos acometidos por essa sensação, é importante prestar atenção ao momento em que ela ocorre. Como outros sinais de diabetes, o formigamento na pele está relacionado com as altas de açúcar na corrente sanguínea. Um paciente diabético, como você já sabe, sofre com a dificuldade em processar a glicose, o que gera picos dessa substância no organismo. Isso acaba promovendo a neuropatia, que tem como uma de suas características o formigamento.

Problemas Nas Gengivas

A sabedoria popular já diz, desde muito tempo, que a saúde do ser humano começa pela boca. Por isso, a ênfase que se dá aos cuidados bucais, como escovar os dentes e usar fio dental depois das refeições. Além disso, nossas bocas só deveriam consumir alimentos saudáveis, o que é fundamental para uma boa saúde. É comum que pacientes diabéticos desenvolvam problemas nas gengivas, que podem ficar inflamadas como consequência da doença. No entanto, como as causas da periodontite são múltiplas, o ideal é consultar um especialista e definir o tratamento para as gengivas inflamadas.

Infecção Urinária

Nós já mencionamos que há uma relação forte entre urinar em excesso e a presença de diabetes. Agora, falaremos um pouco sobre a relação entre a doença e as infecções urinárias. Embora esse tipo de infecção tenha inúmeras causas, ela é um sinal que pode acometer pacientes diabéticos. Em geral, as mulheres apresentam esse sinal com mais frequência do que os homens. Sua origem está vinculada ao excesso de micção, desencadeando uma infecção que pode ser bastante desconfortável. Para verificar se esse é seu problema, não perca tempo e procure orientação médica.

Síndrome dos Ovários Policísticos: Uma Questão Feminina

Mais uma vez, um problema que afeta as pessoas do sexo feminino. A síndrome dos ovários policísticos tem relação não só com o desequilíbrio hormonal, mas também com fatores ambientais e genéticos. Há extensas publicações científicas e pesquisas ainda sendo realizadas sobre a doença. No entanto, o que chama a atenção é sua possível conexão com o desenvolvimento da diabetes. Como a síndrome dos ovários policísticos afeta a produção hormonal, isso pode influenciar na resistência insulínica e provocar diabetes em mulheres.

Dificuldade Para Engolir

A capacidade de engolir é uma das mais importantes para a boa saúde do corpo. Por meio dela, somos capazes de ingerir alimentos e, portanto, manter nosso consumo de energia e vitaminas em ordem. Quando uma pessoa está com dificuldades para engolir, isso não costuma ser um bom sinal e pode ter alguma relação com a diabetes. Nesse caso, embora haja pouca comprovação científica, é importante consultar seu médico para saber se essa dificuldade pode ser perigosa para sua saúde.

Dificuldades De Locomoção

Você tem sentido dificuldades para andar? Está tendo problemas para caminhar, mesmo que por poucos metros? Cuidado, pois esse é um sinal da presença do diabetes em seu organismo. Como a diabetes afeta os níveis de glicose no seu corpo, isso também prejudica o sistema neural. Por isso, é comum que pacientes diabéticos encontrem dificuldades de locomoção e, em casos mais extremos, sejam vítimas de quedas e acidentes domésticos. Não tire conclusões precipitadas: consulte um especialista e veja o que pode estar ocasionando este problema.

Falta De Concentração

A falta de concentração é um dos problemas mais marcantes do século XXI. Com a alta exposição à tecnologia, às redes sociais e conteúdos em vídeo, estamos perdendo nossa capacidade de nos concentrar. Isso é visível em todas as pessoas, das mais jovens às mais idosas. Mas talvez sua dificuldade em se concentrar não seja somente um fator cultural: pode ser reflexo da diabetes. Como no caso da irritabilidade, a falta de concentração pode ser causada pela doença e vale a pena fazer um exame mais profundo, para verificar suas origens.

Manchas Escuras No Pescoço

Já mencionamos que a pele pode dar indícios importantes de algum problema de saúde, em especial a diabetes. A pele é um órgão bastante sensível a mudanças no nosso organismo e, desde muitos séculos, ajuda médicos e especialistas a compreender o que se passa em nosso interior. Se você tem notado o surgimento de manchas na região do pescoço, talvez seja hora de agendar uma consulta médica. A diabetes pode gerar regiões escuras sobre a pele, e esse escurecimento é bastante característico da doença.

Conscientização É A Chave

A diabetes é uma doença que, embora mais conhecida hoje em dia, continua sendo uma pandemia mundial. Há milhares de pessoas em tratamento e muitas que ainda não sabem que são vítimas de diabetes. Nesse sentido, é importante que você observe seu corpo: infecções frequentes podem ser um sinal de um quadro diabético e você deve iniciar seu tratamento o quanto antes. Com a elevação da resistência insulínica, as defesas do corpo ficam mais fracas e abrem caminho para infecções e feridas. Portanto, conscientize-se e não deixe de cuidar de sua saúde, procurando um médico sempre que necessário.

Fala Prejudicada

Da mesma forma que uma pessoa diabética pode ter dificuldades para andar, é possível que tenha problemas para falar. Ainda que as dificuldades de fala tenham muitas causas, incluindo doenças psiquiátricas, elas podem também indicar a presença de um quadro de diabetes. Há diversos relatos na literatura médica e em estudos de caso, em que se observa a fala enrolada em pacientes diabéticos. Como a doença age sobre o sistema neural, uma pessoa com diabetes pode ter problemas para realizar o ato mecânico da fala e se comunicar. Identificando esse sinal, consulte-se com um médico urgentemente.

Infecções Relacionadas À Diabetes

Como mencionamos anteriormente, o paciente diabético está sujeito a ter infecções. Elas se manifestam de diversas maneiras e podem não ser exatamente um indício de diabetes, mas vale a pena realizar uma consulta para verificar suas causas. Em geral, as infecções estão relacionadas a alterações no funcionamento celular. Por isso, o paciente com diabetes pode acabar desenvolvendo infecções na pele, infecções urinárias e candidíase. Além dessas doenças, é importante destacar que há casos de pneumonia que provavelmente têm origens em contextos de dabetes.

 

Fonte: VitamiNews