
SES-DF é pioneira na aplicação de medicamento para proteger bebês contra bronquiolite
Público-alvo do Nirsevimabe são bebês recém-nascidos prematuros, com 32 a 36 semanas
Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, chegou ao DF Star, em Brasília, com muita tosse e cansaço
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, está internado no DF Star, em Brasília, há dois dias. Ele foi diagnosticado com pneumonite de hipersensibilidade, doença inflamatória provocada pela exposição a agentes inaláveis, como fungos, produtos químicos e bactérias. No caso de Toffoli, o agente que deflagrou a inflamação foi o ar com poluentes das queimadas na região de Brasília.
O ministro chegou ao hospital com tosse e forte cansaço. O contato repetido com o ar contaminado inflamou os alvéolos dos pulmões (estruturas responsáveis pela troca gasosa entre o organismo e o meio ambiente). Ele tem predisposição a problemas pulmonares — em maio de 2023 já havia sido internado em UTI semi-intensiva, também em Brasília, para tratar de Covid.
Toffoli está sendo tratado com suporte de oxigênio, corticosteroides (medicamentos para reduzir a inflamação no corpo) e anti-histamínicos (ajudam a aliviar os sintomas de alergias).
O ministro está sob os cuidados da equipe médica coordenada por Ludhmila Hajjar, Guilherme Correa Meyer e Allisson B. Barcelos Borges.
Público-alvo do Nirsevimabe são bebês recém-nascidos prematuros, com 32 a 36 semanas
País contabiliza ainda 668 mortes confirmadas pela doença
Ambulatório de coagulopatias hereditárias, da Fundação Hemocentro de Brasília, foi o primeiro do país a oferecer profilaxia, que evita que a enfermidade comprometa a qualidade de vida dos pacientes
Para agência, retenção é necessária para aumentar o controle do uso