
IGP-M registra inflação de 8,50% em 12 meses
Índice que reajusta aluguel acumula inflação de 8,50% em 12 meses
Levantamento Exame/Ideia, divulgado nesta quinta-feira (25), também mostra que 83% dos entrevistados não vão mudar de ideia Presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ADRIANO MACHADO/REUTERS – 11.04.2019 E RICARDO STUCKERT – 10.02.2022 A diferença entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diminuiu …
Continue reading “Diferença entre Bolsonaro e Lula cai de 11 para 8 pontos, diz pesquisa”
Levantamento Exame/Ideia, divulgado nesta quinta-feira (25), também mostra que 83% dos entrevistados não vão mudar de ideia
A diferença entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diminuiu de 11 para oito pontos percentuais. É o que indica a pesquisa eleitoral Exame/Ideia, divulgada nesta quinta-feira (25). Na sondagem estimulada (em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados), Lula tem 44% das intenções de voto e Bolsonaro, 36%.
O terceiro colocado em intenções de voto na disputa presidencial é Ciro Gomes (PDT), que aparece com 9%. Simone Tebet (MDB) vem em quarto lugar, com 4%. Os outros candidatos têm 1% ou não pontuam. Já os entrevistados que disseram votar em branco ou nulo são 2%. Os eleitores que dizem que não sabem ou não responderam somam 3%.
O levantamento foi encomendado pela revista Exame e ouviu 1.500 pessoas por telefone entre os dias 19 e 24 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número BR-02405/2022.
Na sondagem espontânea (em que os nomes dos candidatos não são apresentados), Lula lidera com 33% das intenções, seguido por Jair Bolsonaro com 30%. Levando em consideração que a diferença entre eles está dentro da margem de erro de três pontos percentuais, os dois estão empatados tecnicamente. Ciro Gomes vem em terceiro com 3%, seguido por Simone Tebet com 2%. Brancos e nulos são 7%, já 24% das pessoas ouvidas não souberam responder.
A pesquisa também aferiu a certeza dos eleitores em relação ao voto deles. Para 83% das pessoas ouvidas, o voto já está definido e não vai mudar. Outros 13% disseram que ainda podem mudar de ideia em relação ao voto. Três por cento dos entrevistados disseram que não sabem responder. Ainda de acordo com o levantamento, entre os que poderiam mudar de voto, um dos grupos mais relevantes é o de jovens, de 16 a 24 anos.
Em um eventual segundo turno, Lula vence com 49% das intenções de voto contra 40% de Bolsonaro. Brancos e nulos são 7% e os que não sabem responder somam 4%. Em um cenário de segundo turno entre Bolsonaro e Ciro Gomes, o atual presidente venceria com 38% dos votos contra 34% de Ciro Gomes. Entre Lula e Ciro, o ex-presidente venceria com 43% dos votos contra 31% de Ciro.
O presidente Jair Bolsonaro lidera em índice de rejeição, com 45% dos entrevistados dizendo que não votariam nele de jeito nenhum. O ex-presidente Lula vem em seguida, com 42%. Se levada em consideração a margem de erro de três pontos percentuais, os dois empatam em índice de rejeição. O terceiro colocado Ciro Gomes tem 19% das pessoas ouvidas dizendo que não votariam nele.
Perguntados se aprovam a maneira como Jair Bolsonaro governa, 43% das pessoas disseram que desaprovam enquanto 36% disseram aprovar a gestão do presidente da República. Vinte por cento dos entrevistados disseram que não aprovam nem desaprovam e 1% não soube responder. Outro recorte apresentado pela pesquisa é que 53% dos evangélicos aprovam a forma como Bolsonaro governa o país.
Para 13% dos entrevistados, até o momento, o governo de Jair Bolsonaro é ótimo. Para 21% o governo é bom e para 19%, regular. Os que consideram o governo ruim são 14%. Já aqueles que consideram péssimo o governo de Bolsonaro são 32% dos entrevistados. Um por cento não soube responder.
Perguntados se o presidente Jair Bolsonaro merece o ser reeleito metade das pessoas ouvidas (50%) disse que não. Outras 44% disseram que o presidente merece ser reeleito, e 6% não souberam responder. Para 53% dos entrevistados o Brasil está no rumo errado, enquanto 39% acreditam que o país está no rumo certo e 8% não souberam responder.
Índice que reajusta aluguel acumula inflação de 8,50% em 12 meses
Objetivo é ampliar a cobertura entre crianças e adolescentes
Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), abre inscrições para cadastro reserva em dois cargos
Mesmo com queda nos casos, Secretaria de Saúde segue com vigilância ativa; prevenção e cuidados são essenciais contra a doença