
Parque da Cidade celebra 47 anos como espaço de lazer, convivência e memória
Espaço símbolo de Brasília recebe investimentos em infraestrutura, mais segurança, novas áreas arborizadas, iluminação moderna e outras atrações, como a Piscina de Ondas
Fomepizol e etanol farmacêutico estão disponíveis na rede pública para tratamento de pacientes após avaliação médica. Capital federal não apresenta casos suspeitos nem confirmados
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) recebeu, na sexta-feira (10), 20 ampolas do fomepizol, antídoto recomendado para casos de intoxicação por metanol. A nova opção terapêutica se une ao etanol farmacêutico, que já estava nos estoques da pasta.
Tanto o fomepizol quanto o etanol farmacêutico são aplicados por equipe qualificada, seguindo protocolos médicos. Os estoques ficarão concentrados no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), porém, se necessário, o tratamento pode ser feito no local onde o paciente estiver internado.
De acordo com a diretora de Assistência Farmacêutica da SES-DF, Sara Ramos, os insumos foram recebidos como uma medida preventiva. “No momento, o DF não tem casos suspeitos nem confirmados. Mas, se viermos a registrar alguma ocorrência, estaremos prontos”, explica. A profissional afirma, ainda, que se houver demanda, a SES-DF irá receber mais ampolas do Ministério da Saúde.
Os dois casos de suspeita de intoxicação por metanol na capital federal foram descartados. Profissionais que atuam tanto na rede pública quanto na suplementar estão aptos a identificar sinais de eventuais casos suspeitos e, se positivo, a notificar imediatamente o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-DF) e o Centro de Informação Estratégica e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs-DF).
Em paralelo, a Divisão de Vigilância Sanitária, com o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), avança nas ações de fiscalização, tanto no período diurno quanto no noturno. Mais de 270 estabelecimentos já passaram por vistorias. Desses, 61 foram autuados por diversos tipos de irregularidades. No total, cerca de 3,4 mil litros de bebida classificada como clandestina foram apreendidos.
Espaço símbolo de Brasília recebe investimentos em infraestrutura, mais segurança, novas áreas arborizadas, iluminação moderna e outras atrações, como a Piscina de Ondas
Segundo Ministério da Saúde, 12 óbitos estão sob investigação
Interdições vão ocorrer em diferentes regiões devido a atividades esportivas, culturais e religiosas
Campanha atende cães e gatos em áreas urbanas e rurais; Guará receberá posto drive-thru